Disputa que contou com percurso de 53,6 km e 1.720 m de altimetria foi responsável por encerrar a edição inédita da Santander Brasil Ride Espinhaço
A cidade de Conceição do Mato Dentro, na região metropolitana de Belo Horizonte (MG), colocou seu nome na história do mountain bike mundial, ao sediar na última semana a edição inédita da Brasil Ride Espinhaço. Além de receber ciclistas de todo o país e também do mundo, o evento teve em sua programação a Maratona do Cipó. A disputa contou com circuito de 53,6 km e 1.720 m de altimetria acumulada. Mais de 100 ciclistas entre os inscritos eram do município sede, o que evidencia o quanto o esporte é incentivado localmente.Após pedalar os 53,6 km em 2h59min17, o ciclista Gustavo Puelker, do Instituto Brasil Ride, sagrou-se campeão da primeira edição do evento realizado em uma etapa única. Gilvan Barbosa e Raoni Pinto completaram o top 3, em 3h10min48 e 3h15min20. Entre as mulheres, Márcia Matos foi a mais rápida, em 4h14min28. Ela ficou à frente de Bárbara Oliveira e Natália Oliveira, que concluíram o percurso em 4h16min39 e 4h29min37, respectivamente.
“A Maratona do Cipó foi muito importante, para eu colocar todos os aprendizados de 2021 em prática. Foi uma prova bem dura, com 53 km repletos de subidas inclinadas e trilhas técnicas. Larguei tranquilo, com a intenção de dar meu melhor, sempre buscando me divertir durante a prova”, relatou o primeiro colocado, Gustavo Puelker.
“Mais significativo do que a vitória, foi ver meu desempenho e evolução. Além disso, me mostrou o quanto eu ainda posso evoluir”, complementou o campeão, que integra a equipe do Instituto Brasil Ride.
Próxima edição – A próxima edição da Brasil Ride Espinhaço já tem data marcada. A prova será realizada entre os dias 19 e 23 de abril, sendo responsável por abrir o calendário de competições do principal circuito de ciclismo do Brasil. Tal qual na estreia, a Maratona do Cipó será responsável por encerrar o evento com chave de ouro, reunindo mais algumas centenas de ciclistas no sábado, dia 23.