Competição, que acontecerá entre os dias 6 a 9 de janeiro, em Carapicuíba (SP), terá final ao vivo no domingo no Esporte Espetacular
As feras que disputarão o BMX Estilo Livre 2022 já estão definidas. A competição, programada para este fim de semana, na Pista Caracas Trails, em Carapicuíba (SP), já tem confirmados 27 pilotos de vários países (limite é de 30 pilotos). Estes terão pela frente as maiores rampas de Dirt Jump da América Latina, o que garantirá emoção e adrenalina de sobra durante todas as fases do evento. O tetracampeão Leandro Moreira, o ‘Overall’ é o nome a ser batido pelos demais pilotos.Além de contar com alguns dos melhores nomes do país na modalidade, representando nada menos que oito estados, o evento ainda terá a presença de destaques internacionais, todos na briga pela classificação para os Jogos Olímpicos de Paris/24. Nesta edição, participarão também os argentinos Sebastian Solano, um dos melhores pilotos de seu país e que já esteve entre os 50 principais no mundo, e Gabriel Chaves, vice-campeão do Toyota BMX Triple Challenge Final, em 2020, e que recentemente ficou em 11º na USA BMX The Finals UCI Men C1, além do colombiano David Ortiz.
A lista completa de participantes é a seguinte:
- Leandro Moreira (BRA/SP)
- Sebastian Solano (ARG)
- Luis Alberto Cardoso (BRA/SP)
- Vaio Assis (BRA/SP)
- Cauan Madona (BRA/SP)
- Marcelo Henrique de Araújo (BRA/SP)
- Heitor Wolf (BRA/SP)
- Gustavo de Oliveira (BRA/SP)
- Mauro Júnior (BRA/CE)
- Thiago Pedro (BRA/PE)
- Matheus Pupo (BRA/SP)
- Murilo de Moraes (BRA/SP)
- Caio Sousa (BRA/SP)
- Joh Lennon Paiva (BRA/CE)
- Gabriel Ribeiro (BRA/SP)
- Edimar Miranda (BRA/MG)
- Felipe Mafra (BRA/PR)
- Cleberson Pontes (BRA/PR)
- Kelson Amorim (BRA/PI)
- Everton Fernandes ‘Vikin’ (BRA/SP)
- Felipe Manerim (BRA/CE)
- Alyson Pereira (BRA/AL)
- David Styven Ortiz (COL)
- Vinicius Oliveira (BRA/SP)
- Gabriel Chaves (ARG)
- Paulo Saçaki (BRA/PR)
- Antonio Guilherme dos Santos (BRA/PA)
A programação começará no dia 6, com treinos livres. No dia 7 será a vez dos treinos oficiais, enquanto as sessões classificatórias ficarão para o dia 8, estas com transmissão ao vivo pelo Canal SporTV. A final no domingo, dia 9, reunirá os oito mais bem colocados, com transmissão no Esporte Espetacular, abrindo o quadro Verão Espetacular.
Sistema de Disputa – O Dirt Jump apresenta saltos de terra em sequência. O júri, constituído por cinco julgadores, avaliará as manobras e atribuirá uma classificação de 0 a 100 pontos a cada volta. Serão considerados parâmetros como Estilo, Perfeição de execução, Dificuldade de execução de manobras – Suavidade e fluidez nos saltos. A pontuação atribuída será́ o resultado da média da pontuação de três juízes, sendo descartadas as notas mais alta e mais baixa.
Seu formato prevê duas fases, a de qualificação e a final. Na primeira, serão três descidas, que ao final apontarão os oito mais bem classificados para a fase final. Na final, serão três descidas, valendo a melhor delas. Em caso de empate, serão considerados pelo maior número de resultados expressivos e, se mesmo assim continuarem iguais, o critério será feito pela quantidade de manobras em cada rampa.
Programação
- Quinta – Treinos Livres
- Sexta – Treinos Oficiais – 9h
- Sábado – Classificatórias – 12h – SporTV
- Domingo – Final – 9h30min – Globo – Esporte Espetacular
Resultados 2021
- Leandro Moreira (BRA)
- Pat Casey (EUA)
- Felipe Manerim (BRA)