Marca francesa referência em acessórios para ciclistas e bikes segue a tendência mundial e aumenta sua produção caseira em detrimento aos produtos fabricados na Ásia
Com o forte crescimento da procura por produtos para ciclismo nos anos de 2020 e 2021, aliado aos problemas com o fornecimento de produtos no mercado asiático em decorrência da pandemia do Covid-19, o fabricante de acessórios francês Zéfal anunciou esta semana que irá investir pesadamente no aumento de sua produção de sua fábrica em Jargeau, localizada ao cerca de duas horas do sul de Paris.Recentemente, a empresa familiar liderada pelos irmãos Matthieu e Aurélien Brunet registrou um aumento significativo nas vendas de seus produtos não apenas na França, mas também na Europa. De acordo com Aurélien Brunet, que atua como gerente de vendas e marketing da empresa, a Zéfal teve um pequeno período de dificuldades no primeiro trimestre de 2020 devido à pandemia, mas vem desde então registrando um forte crescimento em suas vendas.
Apesar dos bons resultados, Aurélien não esconde que a pandemia trouxe sérios problemas que causaram impacto direto nos custos de produção e prazos de entrega, o que justifica no momento atual o aumento de produção de artigos em sua fábrica na França em detrimento aos produtos da marca produzidos na Ásia.
Made in France – Atualmente, 60% dos artigos produzidos pela Zéfal são fabricados em Jargeau, enquanto que o restante são produzidos em países asiáticos. Acessórios para bicicletas e ciclismo como garrafas de água, buzinas e bolsas de selim são inteiramente produzidos e montados na França. Nos últimos três anos, a Zéfal investiu na compra de prensas e maquinário para a produção de produtos de plástico injetado. De acordo com a diretoria da marca, ainda no primeiro trimestre deste ano, uma nova linha de produção de garrafas completará a modernização do parque fabril de Jargeau.
Exportações – Mais de 70% da receita da companhia é originária de vendas fora da França, 45% das qual vem da Europa e 25% do resto do mundo, incluindo o Brasil, onde a marca é distribuída com exclusividade pela Isapa. “Nossos principal mercado está na Alemanha, Reino Unido, Espanha, Itália, Escandinávia e Europa Central. Temos também uma pequena presença na Bélgica e na Holanda”, disse Aurélien.
Investimentos – “Até o primeiro trimestre deste ano teremos investido um total de um milhão de euros em ferramentas e maquinário de produção”, disse Aurélien Brunet, que já fala em futuros investimentos na produção de um dos acessórios mais renomados da marca, as bombas de ar. “Alguns de nossos modelos passarão a ser inteiramente produzidos na França a partir do ano que vem”, garante o diretor da Zéfal.