Marca italiana aposta em produto oriundo da reciclagem de rodas e bicicletas para estancar com eficiência perfurações em pneus
Pioneira na produção de bombas de ar para bicicletas, a Silca anunciou esta semana um novo tipo de selante que promete elevar os patamares de eficiência no reparo de perfurações em pneus com sistemas sem câmara de ar (tubeless).Batizado com o pomposo nome de Ultimate Tubeless Sealant, o novo selante da marca ítalo-americana utiliza em sua fórmula uma mistura de espuma de látex com partículas de fibra de carbono para potencializar seu poder de vedação, mesmo sob altas pressões pneumáticas. A mistura do carbono na solução é na proporção de 5%, oriunda da reciclagem de bicicletas, rodas, carros esportivos e componentes aeronáuticos, feita em parceria com a empresa CFR.
Ao ser misturada com a espuma de látex, as partículas de carbono agem como um tampão, grudando imediatamente na superfície do furo com muito mais eficiência do que outros tipos de fibra, como o kevlar utilizado por marcas concorrentes.
Devido às suas características de densidade e viscosidade, o selante da Silca deve ser colocado no momento da montagem do pneu na roda da bike, já que qualquer tentativa de aplicá-lo através da válvula de ar resultará em seu entupimento. De acordo com o fabricante, o selante veda com eficiência perfurações de até 7,7mm. Sua temperatura mínima de trabalho é de -12°C, o que o torna compatível com o uso de cartuchos de CO².
Recarga – O novo Silca Ultimate Tubeless Sealant é comercializado em duas versões, o selante propriamente dito, com autonomia para até 18 dias de uso, e o Replenisher, que não contém carbono e serve como repositor do selante que se perde durante o uso, seja por evaporamento, seja por vazamento causado por furos. Mais fino do que o selante com fibra, o Replenisher pode ser aplicado pela válvula de ar, sem a necessidade de desmontagem do pneu.
Preço e disponibilidade – Disponível nas versões com 237, 473 e 946ml, o selante da Silca está sendo comercializado nos Estados Unidos por preços entre 18 a 38 dólares no webite da Silca. Até o presente momento, não há previsão de lançamento no Brasil.