Robusta e eficiente, bomba da Decathlon é uma opção a ser considerada para todos aqueles que não abrem mão de ‘tunar’ suas bikes e aumentar assim seu rendimento nas trilhas
Deixar de conferir a pressão do ar do amortecedor da bike é um dos itens mais negligenciados pelos praticantes do Mountain Bike. Ao deixar de conferir sua calibragem, o ciclista joga por terra a principal vantagem das suspensões pneumáticas: a capacidade de maximizar sua performance de acordo com o peso do ciclista, tipo de terreno e estilo de pilotagem.Por isso, é extremamente importante para o proprietário de bicicletas com suspensões a ar ter uma bomba específica para amortecedores, de forma não apenas manter este componente corretamente calibrado, mas também conferir eventuais vazamentos, que indicam a necessidade urgente de manutenção.
Entre as diversas opções de bombas de ar para amortecedores de bicicleta que já testei, uma das minhas favoritas é a B’Twin 940, modelo comercializado exclusivamente pela rede de lojas Decathlon, que se destaca por sua construção robusta, precisão e, principalmente, pelo preço menor que a maioria de suas concorrentes.
Características de uma boa bomba de suspensão
Alguns pontos devem ser levados em consideração durante a compra de uma bomba de suspensão. A primeira delas é levar em consideração que, via de regra, os garfos de suspensão e shocks traseiros trabalham com pressões de ar elevadas, podendo chegar em alguns casos a 300psi. Por isso, a primeira exigência de uma boa bomba é a capacidade de atingir altas pressões com o mínimo de esforço.
Além disso, uma boa bomba de suspensão deve ter:
- Um manômetro preciso, com indicações de fácil leitura;
- Uma construção robusta e resistente à corrosão, com uma manopla ergonômica que facilite a operação de calibragem;
- Uma mangueira flexível, mas que não sofra deformações de volume devido à pressão do ar;
- Uma cabeça que agarre firmemente à válvula de ar da suspensão, impedindo vazamentos;
- Um botão de sangria, para esvaziar controladamente o excesso de ar.
Com base nestes pontos, vamos à análise da bomba B’Twin 940.
Apresentação
Após anos de bons serviços prestado, minha fiel ‘bomba de suspa’ RockShox resolveu morrer, e de forma fulminante. Um vazamento na junção da mangueira com seu corpo inviabilizou seu reparo, fazendo com que eu tivesse que correr atrás de uma substituta com urgência. E com um agravante: um orçamento bem apertado!
Após pesquisar exaustivamente tanto em lojas quanto na internet, deparei-me com a B’Twin 940 na loja da Decathlon de Brasília.
Seu desenho é bastante parecido com a maioria das bombas de manômetro analógico do mercado, não muito diferente de minha ‘finada’ RockShox. A bomba de suspensão da Decathlon conta com um corpo em liga metálica, com manete em plástico e mangueira emborrachada articulada, em cuja extremidade fica uma cabeça de rosca, compatível com válvulas schrader.
A bomba B’Twin 940 conta com manômetro analógico removível e um botão de sangramento de ar no lado oposto.
Melhor preço – Entre as diversas marcas pesquisadas disponíveis para a venda no Brasil, a bomba da Decathlon revelou-se a opção mais em conta do mercado:
Marca | Modelo | Preço |
---|---|---|
Decathlon | B’Twin 940 | R$ 249,99 |
Pro (Shimano) | Performance | |
Specialized | Air Tool | R$ 479,00 |
Topeak | Pocket Shock DXG | R$ 398,90 |
Giyo | GS-02 | R$ 268,90 |
Syncros | Pocket Shock DXG | R$ 398,90 |
Topeak | SP 2.0 | R$ 389,40 |
RockShox | 300psi | R$ 385,00 |
Operação – A B’Twin 940 não difere muito da maioria dos modelos de sua categoria no que diz respeito à sua operação. Relativamente pequena, a bomba de suspensão da Decathlon é leve e compacta o suficiente para ser facilmente transportada na mochila, algo particularmente útil para os adeptos do MTB Enduro, que muitas vezes precisam reconfigurar a suspensão de suas bikes para ‘despencar’ ladeira abaixo após uma subida extenuante.
Para facilitar o transporte, a B’Twin 940 oferece a opção de remoção do manômetro simplesmente girando-o em 90 graus, aliviando assim o peso da bomba em 50 gramas de seu peso total de 200 gramas e reduzindo bastante seu tamanho. Pessoalmente, não vejo muito sentido em levar para a trilha uma bomba que só serve para encher empiricamente a suspensão, sem nenhuma noção da pressão do ar que está lá dentro.
A B’Twin 940 conta ainda com um prático botão de sangramento de ar, localizado na região oposta a do manômetro, que facilita o esvaziamento da câmara pneumática da suspensão sem a necessidade de desconectar a bomba de sua válvula.
A cabeça de conexão possibilita um engate firme à válvula, sem vazamentos. Devido ao seu tamanho reduzido, a operação de atarraxar ou desconectar a cabeça pode ser um pouco trabalhosa em alguns modelos de amortecedores, principalmente se os cabos de freio e de marcha estão muito perto do crown do garfo. Uma mangueira um pouco maior facilitaria a operação.
Precisão e eficiência – Para conferir a precisão do manômetro da B’Twin 940, instalei na saída de sua mangueira um manômetro digital Topeak Shuttle Gauge, que por sua vez foi conectado à entrada da válvula da suspensão.
Nesta etapa do teste, conferi quantas bombeadas são necessárias para atingir a pressão de 160psi, além de conferir a precisão da bomba da Decathlon, comparando sua leitura a do manômetro da Topeak. Foram feitas três tentativas, sendo o valor médio mostrado abaixo:
N° de bombeadas para atingir 160psi* |
Pressão real** (com mostrador indicando 160psi) |
---|---|
121 | 157psi |
*Média de três tentativas
**Baseada na medição do manômetro digital Topeak Shuttle Gauge, instalado em série na saída da mangueira da bomba
Equipamentos utilizado no teste
- Manômetro digital Topeak Shuttle Gauge
- Garfo de suspensão RockShox Judy Silver TK
- Garfo de suspensão Manitou Machete Pro
- Amortecedor traseiro X-Fusion O2 Pro RLR
- Amortecedor traseiro Fox Specialized Triad II
Bomba de suspensão B'Twin 940
Construção e design
Precisão e legibilidade do manômetro
Engate da válvula
Facilidade de uso
Custo x benefício
Muito Bom
Qualidade e precisão a um preço inferior à média do mercado
Conclusão
Fácil de usar e com uma precisão que surpreende na sua faixa de preço, a bomba de suspensão B’Twin 940 é sem dúvidas uma opção a ser considerada pelos mountain bikers entusiastas que não abrem mão de ‘tunar’ suas bikes e aumentar assim seu rendimento nas trilhas.
Preço e disponibilidade – Disponível nas lojas físicas da rede Decathlon e na loja virtual da marca, a bomba de suspensão B’Twin 940 pode ser adquirida por R$ 249,99, ou 5x de R$ 49,99.
Pontos Positivos
- Preço;
- Construção robusta e durável;
- Garantia de 2 anos.
Pontos negativos
- A mangueira curta atrapalha um pouco a conexão com a válvula da suspensão.