Duas bicicletas equipadas com a transmissão DrivEn e uma e-bike foram levadas, em um prejuízo estimado em cerca de 80 mil dólares
Ladrões arrombaram na noite da última quarta-feira a filial da CeramicSpeed em Boulder, no estado norte-americano do Colorado e levaram três bicicletas, duas delas equipadas com protótipos do grupo transmissor DrivEn, cujo destaque é utilizar uma eixo cardan no lugar da corrente.De acordo com a polícia de Boulder, duas bicicletas, uma Cervelo P5 de triathlon e uma mountain bike Canyon Lux, equipadas para testes com o DrivEn, além de uma e-bike Specialized Turbo Levo com transmissão convencional, no valor total de 80 mil dólares. Na noite de ontem, policiais detiveram um suspeito do roubo e recuperaram a Turbo Levo.
“Nosso primeiro sentimento foi de choque e incredulidade. Temos ouvido notícias sobre o aumento de roubos e furtos em lojas de bikes, mas não achávamos que isto pudesse ocorrer com a gente”, disse Jason Smith, CEO do projeto DrivEn.
“Os ladrões só visaram as bicicletas topo de linha. Não tecaram nos computadores, ferramentas ou equipamentos de testes. Só queriam as bikes”, constatou Smith.
Transmissão revolucionária – Desenvolvido pela CeramicSpeed, o grupo transmissor DrivEn foi apresentado em 2018 na Eurobike, onde conquistou o prêmio máximo de design e inovação da feira.
Utilizando um conceito em transmissão para bicicletas, o DrivEn utiliza no lugar da corrente um eixo cardan tubular rotacional, com rolamentos selados, conectado ao cassete e à coroa. Segundo seus desenvolvedores, o novo sistema promete uma maior eficiência e durabilidade, se comparado às atuais transmissões de bicicletas que utilizam corrente.