Não por coincidência, a grande maioria dos fabricantes de e-bikes de estrada que visa um baixo peso final utiliza motorização no cubo da roda traseira em detrimento à solução alternativa do motor instalado na caixa de centro. Mais leve e de instalação menos problemática, esta solução conta ainda com a vantagem de poder transformar a e-bike em uma bicicleta de estrada convencional, bastando para isto substituir a roda traseira por um modelo convencional e retirar a sua bateria, aliviando desta forma um bom peso.
Motor no cubo – Uma das maiores vantagens de se utilizar o motor na roda traseira é o seu baixo peso e discrição, se comparado ao motor instalado no quadro. Embora não conte com a massiva quantidade de torque e potência dos motores centrais – solução preferida entre as e-MTBs –, o motor no cubo fornece impulsão suficiente para a maioria das utilizações em estrada.
Atualmente, uma dos motores mais utilizados neste segmento de bicicletas é o X35 Ebikemotion, desenvolvido pela empresa alemã Mahle. Com apenas 3,5kg – incluindo a bateria –, este modelo equipa algumas das e-Road mais leves do mercado, cujo peso total não ultrapassa os 11kg. Com o recente lançamento do grupo motor Mahle X20, cujo peso total caiu para 3,2kg, a tendência é que vejamos bicicletas de estrada eletricamente assistidas cada vez mais leve, embora não se possa dizer exatamente o mesmo em relação ao preço final.
Fabricante | Modelo | Motor | Peso | Preço (em US$) |
---|---|---|---|---|
Orbea | Gain M10i | Mahle X35 Plus | 11.53 kg | 10.300 |
Cannondale | SuperSix Evo Neo 2 | Mahle ebikemotion X35 | 11,3kg | 6.500 |
Scott | Addict eRide Ultimate | Mahle X20 | 10,75kg | 9.999 |
Ribble | Endurance SL e-Hero | Mahle X35+ | 10.5kg | 9.400 |
Wilier | Filante Hybrid | Mahle X20 | 10kg | 13.523,44 |
Conheça as cinco e-Bikes de estrada mais leves de 2022 produzidas em escala industrial:
Orbea Gain M10i
Esta joia da coroa espanhola é equipada com o grupo motor Mahle X35 Plus, instalado na roda traseira, que, assim como a dianteira, é o modelo OC2 Carbon 42 Tubeless Ready, montadas em pneus Schwalbe One 30-622, 700 x 30c.
A e-Road da Orbea é comercializada em várias opções de configuração de componentes, cujo modelo topo de linha recebe o grupo transmissor eletrônico Shimano Dura-Ace Di2 R9250 e cockpit (canote, selim e guidão) em carbono.
Equipada com uma bateria Mahle 36V/6.9A 248Wh com conexão ANT+, a Orbea Gain M10i pesa 11.53 kg e custa cerca de 10.300 dólares em sua configuração premium.
Cannondale SuperSix Evo Neo 2
Também equipada com o Mahle ebikemotion X35 de 250W, a Cannondale SuperSix Evo Neo 2 é a aposta do fabricante estadunidense no mercado de e-Bikes de estrada de alto desempenho e baixo peso.
De visual discreto que lembra uma bicicleta de estrada comum, a Cannondale SuperSix Evo Neo 2 vem equipada com grupo eletrônico Shimano Ultegra Di2 e cockpit em carbono. O cubo traseiro, assim como o dianteiro, vem montado em aros de carbono Cannondale RDe 1.0, com 28 furos na dianteira e 32 na roda traseira, montados em pneus Vittoria Rubino Pro Bright Black, 700 x 28c.
Com uma autonomia de até 100 quilômetros, a Cannondale SuperSix Evo Neo 2 pesa apenas 11,3kg e é comercializada por 6.500 dólares.
Scott Addict eRide Ultimate
Modelo topo de linha da Scott, a Addict eRide Ultimate faz uso do novo grupo motor Mahle X20, considerado o mais leve do mercado. Com o peso total de apenas 10,75kg, a e-Road da Scott vem equipada com grupo transmissor Shimano Dura-Ace Di2 RD-R9250 de 24 velocidades, rodas Syncros Capital 1.0 40e Disc, montadas em pneus Schwalbe Pro One Microskin, TL-Easy, na medida 700 x 30C.
Nos Estados Unidos, o preço da Scott Addict eRide Ultimate é de 9.999,99 dólares.
Ribble Endurance SL e-Hero
Construída a partir de uma quadro de fibra de carbono monocoque Toray T1000/T800, a Monocoque, a Ribble Endurance SL e-Hero também faz uso do grupo motor Mahle X35+, em conjunto com a transmissão eletrônica Shimano Dura-Ace de 2 x 12 velocidades. As rodas Level DB35 Superlight EBM Carbon foram montadas a mão especialmente para acomodar o hub traseiro que abriga o motor e são equipadas com pneus Schwalbe Pro OneE TT.
O peso total da Ribble Endurance SL e-Hero é de 10.5kg e seu preço ao consumidor é de 9.400 dólares.
Wilier Filante Hybrid
Com apenas 10kg de peso final em seu tamanho M, a Wilier Filante Hybrid é atualmente a e-Road mais leve do mercado produzida industrialmente. Equipada com o novo grupo motor Mahle X20, esta proeza da engenharia italiana pode ficar ainda mais leve ao ter sua roda substituída por uma modelo convencional e sua bateria removível – transformando-se assim em uma bicicleta de estrada comum.
Em sua configuração premium, a Wilier Filante Hybrid vem equipada com grupo transmissor eletrônico SRAM Red AXS de 2 x 12 velocidades, rodas Wilier Triestina HY-SLR42KC Carbon Disc e pneus Vittoria Corsa Speed de 700 x 28c. O preço sugerido desta configuração é de 13.523,44 dólares.