23 de novembro de 2024
Wilier Filante Hybrid
Wilier Filante Hybrid

As 5 e-Bikes de estrada mais leves do mundo em 2022

Com a cada vez maior popularização das chamadas bicicletas eletricamente assistidas (e-Bikes), aumenta cada vez mais a oferta de sofisticados modelos de estrada de alto desempenho. Se no passado, o peso final era um empecilho para os mais exigentes, hoje já existem no mercado e-bikes cujo peso é bastante similar aos modelos convencionais, graças não apenas ao uso de materiais nobres como o carbono e o grafeno, mas também devido à evolução da nova geração de grupos motorizados, que aliam alto rendimento e leveza.

Orbea Gain M10i
Orbea Gain M10i

Não por coincidência, a grande maioria dos fabricantes de e-bikes de estrada que visa um baixo peso final utiliza motorização no cubo da roda traseira em detrimento à solução alternativa do motor instalado na caixa de centro. Mais leve e de instalação menos problemática, esta solução conta ainda com a vantagem de poder transformar a e-bike em uma bicicleta de estrada convencional, bastando para isto substituir a roda traseira por um modelo convencional e retirar a sua bateria, aliviando desta forma um bom peso.

Motor no cubo – Uma das maiores vantagens de se utilizar o motor na roda traseira é o seu baixo peso e discrição, se comparado ao motor instalado no quadro. Embora não conte com a massiva quantidade de torque e potência dos motores centrais – solução preferida entre as e-MTBs –, o motor no cubo fornece impulsão suficiente para a maioria das utilizações em estrada.

Mahle X20
Componentes do novo grupo motorizado Mahler X20, o mais leve em produção na atualidade

Atualmente, uma dos motores mais utilizados neste segmento de bicicletas é o X35 Ebikemotion, desenvolvido pela empresa alemã Mahle. Com apenas 3,5kg – incluindo a bateria –, este modelo equipa algumas das e-Road mais leves do mercado, cujo peso total não ultrapassa os 11kg. Com o recente lançamento do grupo motor Mahle X20, cujo peso total caiu para 3,2kg, a tendência é que vejamos bicicletas de estrada eletricamente assistidas cada vez mais leve, embora não se possa dizer exatamente o mesmo em relação ao preço final.

Fabricante Modelo Motor Peso Preço (em US$)
Orbea Gain M10i Mahle X35 Plus 11.53 kg 10.300
Cannondale SuperSix Evo Neo 2 Mahle ebikemotion X35 11,3kg 6.500
Scott Addict eRide Ultimate Mahle X20 10,75kg 9.999
Ribble Endurance SL e-Hero Mahle X35+ 10.5kg 9.400
Wilier Filante Hybrid Mahle X20 10kg 13.523,44

Conheça as cinco e-Bikes de estrada mais leves de 2022 produzidas em escala industrial:

Orbea Gain M10i

Orbea Gain M10i
Orbea Gain M10i

Esta joia da coroa espanhola é equipada com o grupo motor Mahle X35 Plus, instalado na roda traseira, que, assim como a dianteira, é o modelo OC2 Carbon 42 Tubeless Ready, montadas em pneus Schwalbe One 30-622, 700 x 30c.

A e-Road da Orbea é comercializada em várias opções de configuração de componentes, cujo modelo topo de linha recebe o grupo transmissor eletrônico Shimano Dura-Ace Di2 R9250 e cockpit (canote, selim e guidão) em carbono.

Equipada com uma bateria Mahle 36V/6.9A 248Wh com conexão ANT+, a Orbea Gain M10i pesa 11.53 kg e custa cerca de 10.300 dólares em sua configuração premium.

Cannondale SuperSix Evo Neo 2

Cannondale SuperSix Evo Neo 2
Cannondale SuperSix Evo Neo 2

Também equipada com o Mahle ebikemotion X35 de 250W, a Cannondale SuperSix Evo Neo 2 é a aposta do fabricante estadunidense no mercado de e-Bikes de estrada de alto desempenho e baixo peso.

De visual discreto que lembra uma bicicleta de estrada comum, a Cannondale SuperSix Evo Neo 2 vem equipada com grupo eletrônico Shimano Ultegra Di2 e cockpit em carbono. O cubo traseiro, assim como o dianteiro, vem montado em aros de carbono Cannondale RDe 1.0, com 28 furos na dianteira e 32 na roda traseira, montados em pneus Vittoria Rubino Pro Bright Black, 700 x 28c.

Com uma autonomia de até 100 quilômetros, a Cannondale SuperSix Evo Neo 2 pesa apenas 11,3kg e é comercializada por 6.500 dólares.

Scott Addict eRide Ultimate

Scott Addict eRide Ultimate
Scott Addict eRide Ultimate

Modelo topo de linha da Scott, a Addict eRide Ultimate faz uso do novo grupo motor Mahle X20, considerado o mais leve do mercado. Com o peso total de apenas 10,75kg, a e-Road da Scott vem equipada com grupo transmissor Shimano Dura-Ace Di2 RD-R9250 de 24 velocidades, rodas Syncros Capital 1.0 40e Disc, montadas em pneus Schwalbe Pro One Microskin, TL-Easy, na medida 700 x 30C.

Nos Estados Unidos, o preço da Scott Addict eRide Ultimate é de 9.999,99 dólares.

Ribble Endurance SL e-Hero

Ribble Endurance SL e-Hero
Ribble Endurance SL e-Hero

Construída a partir de uma quadro de fibra de carbono monocoque Toray T1000/T800, a  Monocoque, a Ribble Endurance SL e-Hero também faz uso do grupo motor Mahle X35+, em conjunto com a transmissão eletrônica Shimano Dura-Ace de 2 x 12 velocidades. As rodas Level DB35 Superlight EBM Carbon foram montadas a mão especialmente para acomodar o hub traseiro que abriga o motor e são equipadas com pneus Schwalbe Pro OneE TT.

O peso total da Ribble Endurance SL e-Hero é de 10.5kg e seu preço ao consumidor é de 9.400 dólares.

Wilier Filante Hybrid

Wilier Filante Hybrid
Wilier Filante Hybrid

Com apenas 10kg de peso final em seu tamanho M, a Wilier Filante Hybrid é atualmente a e-Road mais leve do mercado produzida industrialmente. Equipada com o novo grupo motor Mahle X20, esta proeza da engenharia italiana pode ficar ainda mais leve ao ter sua roda substituída por uma modelo convencional e sua bateria removível – transformando-se assim em uma bicicleta de estrada comum.

Em sua configuração premium, a Wilier Filante Hybrid vem equipada com grupo transmissor eletrônico SRAM Red AXS de 2 x 12 velocidades, rodas Wilier Triestina HY-SLR42KC Carbon Disc e pneus Vittoria Corsa Speed  de 700 x 28c. O preço sugerido desta configuração é de 13.523,44 dólares.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização