Concentração dos ciclistas ocorreu na Praça do Buriti para um percurso de 15km até o Congresso Nacional
Cerca de 15 mil pessoas se reuniram no centro de Brasília neste domingo (15) durante a realização da 8ª edição do Bora de Bike, passeio ciclístico que a TV Record promoveu ao longo do Eixo Monumental. A concentração dos ciclistas ocorreu na Praça do Buriti para um percurso de 15km até o Congresso Nacional, que contou com a participação do governador do DF, Ibaneis Rocha.O passeio ciclístico, cuja última edição foi em 2019, ficou paralisado nos últimos dois anos por conta da pandemia de Covid-19 e retorna à Capital Federal com o objetivo de conscientizar a população para a segurança no trânsito.
O diretor-geral da TV Record Brasília, Luciano Ribeiro, destacou a grande participação dos brasilienses no evento. “A oitava edição do Bora de Bike voltou com força total”, disse. “Isso prova que as pessoas querem ir para a rua, querem se exercitar e ter uma vida mais saudável. A Record e o GDF ajudam nesse sentido, incentivando a mobilidade e a educação no trânsito”, completou.
Malha cicloviária – Atualmente, o Distrito Federal dispõe de mais de 633 km de malha cicloviária, ficando atrás apenas de São Paulo, cidade que tem a maior extensão de ciclovias do Brasil – 699,2 km. Com condições favoráveis para a mobilidade, o DF trabalha para ampliar essa quilometragem e integrar ainda mais as cidades. Para tanto, há projeto de licitação de mais 130 km de ciclovias.
As ciclovias e ciclofaixas se estendem por 28 áreas do DF. As pistas mais recentes foram construídas no Trevo de Triagem Norte (TTN), saída norte para Sobradinho; na Rota de Segurança do SIA, que liga o Setor de Inflamáveis à marginal da EPTG, e na VC-371, de Santa Maria. Está em fase de conclusão uma ciclovia de 2,3 km de extensão no Setor de Indústrias de Ceilândia, conectando os pontos de ônibus e as duas praças da Área de Desenvolvimento Econômico (ADE) da cidade.
Com informações da Agência Brasília