Equipado com chip GPS e comunicação via rede telefônica 4G, novo rastreador conta com recursos como alerta de movimento, cerca virtual e detecção de acidentes
Um dispositivo de rastreamento que, ao contrário dos concorrentes, não fica escondido dentro da bike, mas faz questão de ser visto e identificado, como um alerta para os ladrões. Esta é a proposta do Boomerang CycloTrac V2, um rastreador que se destaca pela ampla faixa de cobertura e recursos extras como alerta de movimento, cerca virtual e detecção de acidentes.Localização em tempo real – Com o crescimento dos casos de roubos e furtos de bicicletas em todo o mundo, aumenta a busca por soluções que protejam e facilitem a recuperação de um bike roubada. Além de trancas e seguros contra roubos, os chamados rastreadores de objetos tem se tornado uma ferramenta cada vez mais utilizada para localizar e recuperar o bem subtraído.
De pequenas dimensões e boa autonomia de bateria, dispositivos como o Apple AirTag tem sido utilizados como localizadores de bikes, escondidos no interior do quadro, canote do selim ou em outros lugares menos prováveis. Infelizmente, esta solução tem algumas desvantagens, como o alcance limitado da tecnologia de comunicação Bluetooth, que depende de uma rede privada de celulares para triangular a localização do objeto roubado.
Já o Boomerang CycloTrac V2 utiliza um chip de rastreamento por satélites, em conjunto com um SIM card, que possibilita utilizar a rede telefônica 4G da cidade para localizar em tempo real a bike furtada, com uma faixa de cobertura muito mais ampla e independente. Para garantir o máximo de precisão, o receptor de satélites é compatível com as redes GPS (Estados Unidos), Beidou (China) e GLONASS (Rússia).
O dispositivo utiliza a rede local 4G para enviar informações de localização, nível de bateria e alertas ao smartphone do proprietário da bicicleta, através de um aplicativo dedicado. O app possibilita ainda configurar o CycloTrac V2, armar ou desarmar os alarmes, etc.
Funcionamento
1. O Cyclotrac utiliza sua antena receptora de satélite para determinar sua localização;
2. O aparelho envia sua localização através da rede telefônica 4G;
3. As informações de localização são processadas e armazenadas em nuvem;
4. As informações são repassadas ao aplicativo Boomerang app, que mostra a localização da bicicleta em um mapa.
De acordo com o fabricante, o chip telefônico do Boomerang CycloTrac V2 é compatível com as redes telefônicas 4G de diversos países, incluindo o Brasil.
Especificações técnicas
Dimensões: | 13 cm x 3 cm |
Peso: | 85 gramas |
Configuração: | Por aplicativo para smartphone, via Bluetooth |
Rede: | Compatível com as redes 4G dos Estados Unidos, Canadá, México, Ilhas Caiman, Costa Rica, Brasil, Chile, Rússia, Austrália, Índia, Singapura, Japão, Coreia do Sul, Quênia e países da Europa |
Autonomia: | 2 a 3 meses em stand by; 10+ horas em modo de rastreamento contínuo |
Tempo de recarga: | 2 a 4 horas |
Para ser visto – Ao contrário dos outros modelos de rastreadores que esmeram-se em passar despercebidos pelos criminosos, a proposta do CycloTrac V2 vai na contramão da discrição. De tamanho relativamente avantajado e repleto de LEDs coloridos que atestam seu funcionamento, o dispositivo da Boomerang deixa bem claro que está presente na bicicleta.
Para seus desenvolvedores, a clara presença de um dispositivo anti-furto, em combinação com um sistema de alarme audível funciona como um elemento dissuasor, fazendo com que o ladrão dê preferência por roubar uma bike que não tenha esse tipo de acessório.
Esse pensamento é compartilhado pelo Departamento de Polícia de San Diego, na Califórnia, que confirmou que naquela cidade, ladrões evitavam bicicletas equipadas com dispositivos com alarmes audíveis.
Neste conceito, melhor do que recuperar o objeto roubado, é evitar que o mesmo seja roubado através da dissuasão.
Instalação – O local de excelência para a instalação do Boomerang CycloTrac V2 é nos furos dos quadro para a fixação do suporte de garrafas. Para isto, o dispositivo vem acompanhado de dois parafusos de tamanho grande, com chanfro personalizado. Para instalar ou retirar os mesmos, é necessário o uso de uma chave especial, fornecida com o CycloTrac.
Também é possível instalar o CycloTrac em outros locais da bike ou em modelos que não possuam furação no quadro, através de um cadeado especial, que fixa o dispositivo com uma trance de combinação.
Recursos extras – Além da função de rastreamento, o Boomerang CycloTrac V2 conta com outros recursos interessantes, como alarme sonoro de movimentação, que é acionado quando a bicicleta é movida; e cerca virtual, onde o usuário pode determinar o acionamento do alarme sempre que a bike saia de um perímetro previamente determinado.
Outro recurso notável é o detector de acidentes, que envia uma mensagem de texto para um número de celular previamente configurado caso o dispositivo detecte uma queda brusca da bike onde está intalado.
Preço e disponibilidade – Os interessados em adquirir o rastreador CycloTrac V2 pode fazê-lo através do website da Boomerang, onde o acessório pode ser adquirido por 986 reais (incluso o IVA, no valor de R$ 320,35). O valor inclui o dispositivo, cabo de carregamento USB, parafusos e ferramenta especial de montagem.