7 de setembro de 2024
RockShox Pike 2023

RockShox apresenta sua linha 2023 de garfos de suspensão Pike, Lyrik e ZEB

Linha ‘gravity’ de amortecedores recebe upgrades como o novo damper Charger 3, sistema Buttercups de absorção de impactos de alta frequência e nova câmara de ar DebonAir+

A RockShox apresentou na manhã de hoe (27/05) a nova coleção 2023 de garfos de suspensão de suas linhas Pike, Lyrik e ZEB, que receberam uma atualização completa em seus mecanismos internos, com destaque para a adoção de um novo cartucho Charger, nova câmara de ar DebonAir+ e um curioso sistema de amortecimento de impactos de alta frequência que traz de volta os elastômeros ao interior das suspensões.

  RockShox Pike RockShox Lyrik RockShox ZEB
Utilização primária Trail All Mountain Enduro
Curso 120, 130 e 140mm 140, 150 e 160mm 160, 170, 180 e 190mm
Diâmetro da roda 27,5″ e 29″ 27,5″ e 29″ 27,5″ e 29″
Stanchions 35 mm 35 mm 38 mm
Offsets 37 mm (27,5″)
44 mm (27.5″, 29″)
37 mm (27,5″)
44 mm (27,5″, 29″)
38 mm (27,5″)
44 mm (27,5″, 29″)

Novo cartucho Charger 3

RockShox Charger 3
O novo cartucho Charger 3 conta com ajustes independentes de compressão de alta velocidade (HSC) e compressão de baixa velocidade (LSC)

Evolução natural do Charger 2.1, o novo cartucho de damper Charger 3 conta com ajustes independentes de compressão de alta velocidade (HSC) e compressão de baixa velocidade (LSC), graças a utilização de um novo pistão interno flutuante (IFP).

RockShox Charger 3
RockShox Charger 3

Internamente, o novo cartucho conta com uma válvula de drenagem para eliminar o excesso de óleo durante a sangria sem a necessidade de se utilizar ferramentas especiais como de praxe em modelos anteriores.

A volta dos elastômeros

RockShox ButterCups
A tecnologia RockShox ButterCups ‘ressucita’ o uso de elastômeros em suspensões

Praticamente extintos do universo tecnológico das suspensões de mountain bike dede a década de 90, os elastômeros — polímero que apresenta propriedades elásticas similares a da borracha — estão de volta, agora sob a forma de um novo sistema de absorção de impactos de alta frequência.

Denominada ButterCups, a nova tecnologia consiste em uma espécie de ‘sanduíche’ de duas peças de elastômero mantidas unidas por um pequeno copo metálico de cor dourada, instalada na parte inferior do garfo. De acordo com a RockShox, o uso do sistema ButterCups proporciona uma redução de até 20% nos impactos de alta frequência, que chegam às mão muito mais atenuadas, reduzindo assim a fadiga durante a pedalada.

Quanto ao peso adicionado, o uso do ButterCups acrescenta apenas 41 gramas ao peso total do garfo.

O fabricante estabelece a vida útil dos elastômeros do sistema ButterCups em 200 horas, sendo que após este período deverão ser substituídos.

Nova câmara de ar DebonAir+

RockShox DebonAir+
O sistema pneumático DebonAir+ conta com com pistão de alumínio

A adição do símbolo ‘+’ no nome do novo cartucho de ar DebonAir+ é mais do uma mera maquiagem, mas uma total reformulação do componente, que passa a utilizar peças de alumínio em sua construção no lugar do plástico. Além de aumentar a precisão no processo de fabricação, a mudança de material possibilitou uma maior qualidade do cartucho, que passa a contar com um rendimento mais constante com o passar do tempo.

Assim como no modelo anterior, cartucho de ar DebonAir+ conta com câmara positiva (com ajuste de volume via tokens) e negativa, autoajustável.

Válvulas de liberação de pressão

RockShox
Detalhe das válvulas de liberação de pressão, instaladas na parte de trás das canelas do garfo

Seguindo sua concorrente Fox, a RockShox passa a adotar em seus garfos Pike, Lyrik e ZEB válvulas de liberação de pressão, instaladas na parte de trás das canelas do garfo. Sua função é expulsar a pressão de ar que se forma no interior das canelas do garfo da biciclata, quando submetidas a variações de pressão climática e de temperatura, algo que pode ser frequente em pedaladas em grandes altitudes e em locais de variações bruscas de temperatura.

Novas buchas Ultimate

RockShox
AS novas buchas Ultimate são 53% mais largas, o que aumenta a superfície de suporte dos stanchions

No interior das canelas, os garfos da série Ultimate contam com novas buchas 53% mais largas, o que aumenta a superfície de suporte dos stanchions, distribuindo assim a carga e a fricção.

Esta alteração contribui a uma reação mais estável do garfo de suspensão em impactos bruscos, graças ao maior apoio entre os stanchions e as canelas, além de minimizar a ocorrência de folgas.

RockShox Pike 2023

RockShox Pike Ultimate
RockShox Pike Ultimate
  Pike Ultimate Pike Select+
  Pike Ultimate Pike Select+ Pike Select Pike
Hidráulico Charge 3 RC 2 Charge 3 RC 2 Charge 3 RC Charge 3 RC
Pneumático DebonAir+ DebonAir+ DebonAir+ DebonAir+
ButterCups      
VLP    
Buchas Ultimate Standard Standard Standard

RockShox Lyrik 2023

RockShox Lyrik Ultimate
RockShox Lyrik Ultimate
  Lyrik Ultimate Lyrik Select+ Lyrik Select Lyrik
  Lyrik Ultimate Lyrik Select+ Lyrik Select Lyrik
Hidráulico Charge 3 RC 2 Charge 3 RC 2 Charge 3 RC Charge 3 RC
Pneumático DebonAir+ DebonAir+ DebonAir+ DebonAir+
ButterCups      
VLP    
Buchas Ultimate Standard Standard Standard

RockShox ZEB 2023

RockShox ZEB Ultimate
RockShox ZEB Ultimate
  ZEB Ultimate ZEB Select+ ZEB Select ZEB
  ZEB Ultimate ZEB Select+ ZEB Select ZEB
Hidráulico Charge 3 RC 2 Charge 3 RC 2 Charge 3 RC Charge 3 RC
Pneumático DebonAir+ DebonAir+ DebonAir+ DebonAir+
ButterCups      
VLP    
Buchas Ultimate Standard Standard Standard

Preços e disponibilidade – Até o fechamento desta edição, a Proparts, distribuidora oficial da RockShox no Brasil, não havia informado sobre a disponibilidade ou preços dos novos garfos de suspensão no país.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização