Com sua bicicleta de geometria radical, suspensão exclusiva e quadro peso-pluma, marca suíça promete revolucionar o mercado das mountain bikes de suspensão integral
Nas últimas semanas, poucas inovações ciclísticas tem chamado tanto a atenção quanto o lançamento da Evolve FS, da marca suíça ARC8, uma full suspension que promete revolucionar o design de bicicletas Mountain Bike XC com suas soluções pouco ortodoxas, como o uso de uma geometria down country — que inclui o uso de um guidão integrado com avanço de apenas 35mm — e uma balança traseira que utiliza apenas dois rolamentos em conjunto com um sistema deslizante exclusivo, com 120mm de curso.Não bastasse isso, a nova bike vem com um apelo irresistível para os ciclistas weight weenies: um quadro full carbon cujo peso total — incluindo o amortecedor — não ultrapassa 1.775 gramas, estabelecendo um novo patamar de excelência a ser alcançado pela concorrência.
Marca inovadora – Desde que surgiu em 2016, a ARC8 vem se destacando em sua proposta de oferecer bicicletas inovadoras a preço competitivo, graças em boa parte ao talento de seus proprietários, o designer Serafin Pazdera e o engenheiro mecânico Jonas Mueller, ambos com ampla experiência no desenvolvimento e fabricação de quadros de carbono de alta performance para bicicletas.
De acordo com a dupla, a nova ARC8 Evolve FS é a idealização da perfeição na forma de uma mountain bike full suspension destinada à prática do XC competitivo.
1.240 gramas – A primeira coisa que chama a atenção da nova ARC8 Evolve FS é o seu baixíssimo peso, mesmo se comparado a quadros do tipo hardtail (sem amortecedor traseiro): 1.240 gramas (sem o shock traseiro). em sua versão topo de linha, um quadro montado com o amortecedor Fox Float Performance chega a pesar apenas 1.775 gramas no tamanho M, valor bastante competitivo.
Para se chegar a estes valores, ARC8 buscou um desenho simplificado, com zonas específicas de reforço e minimalista nas regiões debaixo estresse estrutural. Todo o cabeamento de marchas e freios é roteado internamente através da caixa de direção, o que contribui para a redução de peso e para um visual mais limpo.
Outro detalhe que contribui para a redução do peso final é o uso de ancoragens de freio do tipo flat mount, que dispensa o uso de suportes e adaptadores em sua montagem.
Suspensão com barras deslizantes – Enquanto que a maioria das bikes full suspension utiliza uma média de 8 rolamentos para fazer a conexão do quadro com a balança traseira, a ARC8 Evolve FS utiliza apenas um par, graças ao design da suspensão que faz uso da flexão dos stays em conjunto com um inovador sistema deslizante, que proporciona 120mm de curso de amortecimento, sem oscilar verticalmente durante a pedalada.
Fixado na parte inferior do top tube do quadro, logo acima do amortecedor, situa-se um sistema deslizante composto por dois trilhos em liga de alumínio envoltos em buchas e retentores SKF. Este sistema deslizante, que substitui os links que comumente fazem a ponte entre a balança traseira e o amortecedor, age de forma quase paralela ao shock traseiro, proporcionando um leverage ratio (relação entre os cursos do amortecedor e da roda traseira) mais reta possível, sem adicionar peso desnecessário e mantendo o máximo de espaço na região interna do quadro, possibilitando o uso de dois suportes para garrafas, algo praticamente impossível em uma full suspension comum.
Outra grande vantagem do sistema deslizante é a possibilidade de ajustes personalizados através da alteração do ângulo dos trilhos, o que altera características interessantes como a progressividade do amortecedor e controlar a oscilação da suspensão durante a pedalada.
Para garantir o máximo em rigidez lateral, a balança traseira é encaixada dentro do triângulo principal do quadro e não ao contrário. Um único par de rolamentos Enduro Max fazem a conexão com a basculante, que utiliza gancheira de câmbio no padrão SRAM Universal Derailleur Hanger (UDH).
Geometria radical – Dispostos a arriscar, os designers da ARC8 apostam nas características cada vez mais agressivas e técnicas dos circuitos mundiais de MTB ao criar uma bike de XC que flerta com o down country, ao apostar em um ângulo de direção ‘relaxado’ de 65º (com garfo de 120 mm).
O ângulo do tubo do selim fica bem verticalizado, com 76º na versão com garfo de 120 mm. Os stays medem 430 mm, enquanto que o reach impressiona pelo tamanho: são 477mm no quadro tamanho M. Para efeito de comparação, a atual Scott Spark RC vem com 441 mm de reach tamanho M. Para compensar isso, a ARC8 Evolve FS vem equipada com um guidão com mesa integrada de apenas 35 mm.
Configurações
A nova ARC8 Evolve FS é comercializada em três versões distintas, de acordo com as especificações abaixo:
Grupo | SRAM XX1 | Shimano XTR | Shimano XT |
---|---|---|---|
Peso* | 9.5kg | 9.8kg | 10.7kg |
Quadro | ARC8 Evolve-FS | ARC8 Evolve-FS | ARC8 Evolve-FS |
Garfo | RockShox SID SL Ultimate 100mm | Fox 34 SC Float Factory 120mm FIT4 | Fox 34 SC Float Performance 120mm FIT4 |
Amortecedor | Rock Shox SID Luxe Ultimate | Fox Float DPS Factory | Fox Float DPS Performance |
Canote | BikeYoke Divine SL | BikeYoke Divine SL | – |
Cx. direção | Acros | Acros | Acros |
Blocagem | ARC8 | ARC8 | ARC8 |
Guidão/Mesa | Faserwerk Baslerstab 35mm o.50mm | Faserwerk Baslerstab 35mm o.50mm | Faserwerk Baslerstab 35mm o.50mm |
Manoplas | Faserwerk Handschmeichler | Faserwerk Handschmeichler | Faserwerk Handschmeichler |
Selim | Repente Quasar | Repente Quasar | Repente Quasar |
Freios | Magura MT8 SL | Shimano XTR 9100 | Shimano XT 8100 |
Rotor | Magura Storm SL 180mm | Shimano RT-MT900M | Shimano RT-MT800M |
Pedivela | SRAM XX1 Eagle CL 55mm | Shimano XTR 9125 32t | Shimano XT 8120 32t |
Mov. central | SRAM DUB BSA 73mm | Shimano MT800 BSA | Shimano MT800 BSA |
Cassete | SRAM XG 1299 Eagle 10-52t Rainbow | Shimano XTR 10-51 | Shimano XT 10-51 |
Corrente | SRAM XX1 Eagle Rainbow | Shimano M9100 | Shimano M8100 |
Trocador | SRAM EC AXS Eagle | Shimano M9100 | Shimano M8100 |
Câmbio | SRAM XX1 Eagle AXS | Shimano M9100 | Shimano M8100 |
Rodas | Newmen Advanced SL X.A. 30 29″28h Fade Boost | Newmen Advanced SL X.A. 30 29″28h Fade Boost | Newmen Wheel Evolution A.30 29″ 28h Boost |
Pneus | Wolfpack Speed 29 x 2.4 | Wolfpack Cross 29 x 2.4 | Wolfpack Cross 29 x 2.4 |
Selante | Tubeless tire sealant | Tubeless tire sealant | Tubeless tire sealant |
Preço | 9.999 € | 8.999 € | 6.199 € |
*Tamanho M