Igus:bike é feita com mais de 90% de plástico reciclado oriundo de lixões, incluindo o quadro, rodas, pedivelas e até rolamentos
Um dos maiores especialistas mundiais na produção de plásticos e polímeros de alto desempenho, a Igus anunciou uma nova parceria com a startup holandesa MTRL para criar um novo modelo de bicicleta quase que inteiramente produzido em plástico reciclado oriundo de depósitos de lixo. A nova bike, composta por cerca de 90% de plástico — incluindo quadro, garfo, rodas e transmissão e rolamentos —, deverá estar disponível para venda até o final deste ano.Com mais de meio século de experiência no desenvolvimento e produção de plásticos tribologicamente otimizados, a Igus não é necessariamente uma marca estranha no mercado ciclístico, já que desde a década de 1990 produz sistemas de buchas auto-lubrificantes para diversos fabricantes de componentes e bicicletas, como a SRAM e a Rocky Mountain.
De acordo com Frank Blase, CEO da Igus, a ideia de se produzir uma bicicleta feita que quese inteiramente de plástico ocorreu durante suas férias na Flórida em 2009, após descobrir que a maioria das bicicletas de aluguel disponíveis na região tinham uma vida útil bastante reduzida, devido a exposição ao vento, maresia e condições climáticas.
Uma parceria entre a marca alemã e a empresa MTRL teve início em 2019, resultando na criação da Igus:bike, um modelo onde até os freios de aro são feitos de plástico, e cujo peso total é de 16kg.
Todos os componentes plásticos contam com o exclusivo sistema de lubrificação sólida desenvolvido pela Igus, que garante uma operação com baixo atrito e praticamente livre de manutenção periódica. A transmissão da bike é composta por um pedivela plástico em conjunto com uma correia dentada Gates Carbon Drive. Os pneus utilizados são fabricados pela marca alemã Continental.
Preço e disponibilidade – DE acordo com a Igus, a nova bicicleta Igus:bike deverá ter o custo aproximado de 1.500 dólares e estará disponível para a venda até o final deste ano.