22 de novembro de 2024
Lauro Chaman
Lauro Chaman - Foto: Wesley Kestrel / CBC

Copa Brasil de Paraciclismo define os campeões do contrarrelógio

Prova de contrarrelógio foi disputada neste sábado,  em Ribeirão Preto (SP)

Com um percurso exigente e seletivo, a primeira etapa da Copa Brasil de Paraciclismo começou em alto nível neste sábado, 4, durante a prova de contrarrelógio realizada no entorno do Parque Olhos D’Água, na Zona Sul de Ribeirão Preto.

Copa Brasil de Paraciclismo
Foto: Wesley Kestrel / CBC

Os primeiros medalhistas comemoraram os resultados e destacaram a importância de competir em circuitos técnicos para a evolução esportiva dentro da modalidade e principalmente na preparação para copas do mundo e mundiais.

“Essa é uma prova importantíssima tanto para o ranking nacional como internacional. Para mim é excepcional poder competir em casa, poder somar bons pontos, e conseguir me manter no Top 20 mundial, que é um dos meus objetivos. Eu sou de Ribeirão Preto, então fico feliz em ver a minha cidade sediar pela primeira vez um evento de paraciclismo neste nível e estou feliz também pela vitória na prova de hoje”, contou Maurício Dourado, campeão do contrarrelógio na categoria Handbike MH3.

Copa Brasil de Paraciclismo
Vitor Luise – Foto: Wesley Kestrel / CBC

Destaque da categoria Feminina, Victoria Barbosa, 28 anos, uma das mais recentes revelações do paraciclismo na classe C, comentou a dificuldade do percurso e fez uma comparação com as provas disputadas no circuito mundial.

“A prova ocorreu em um percurso com muito vento, técnico, que exigiu muito da nossa preparação física. É um circuito que se assemelha muito ao que encontramos quando vamos competir fora e isso é super importante para a nossa evolução. Eu saiu feliz com o resultado e amanhã vou maus uma vez entregar o meu melhor em busca de uma medalha na prova de resistência”, declarou Victoria Barbosa, campeã na categoria WC2.

No paraciclismo, as provas são divididas por classes: Ciclismo (C1 a C5), Handbike (H1 a H5), Triciclos (T1 e T2) e Tandem. Cada uma delas são subdivididas de acordo com o grau de deficiência dos competidores.

Copa Brasil de Paraciclismo
Foto: Wesley Kestrel / CBC

A Copa Brasil de Paraciclismo etapa de Ribeirão Preto é uma organização e realização da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e Federação Paulista de Ciclismo (FPC), com apoio do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto.

Fonte: Confederação Brasileira de Ciclismo

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização