Joe Biden leva tombo ‘básico’ ao ficar com o pé preso nos pedais de sua bike durante passeio pelo em um parque no estado de Delaware
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, experimentou neste sábado (18/06) um dos principais ‘constrangimentos’ que aflige dez em cada dez ciclistas: cair da bicicleta de forma boba na frente de uma pequena multidão.O fato ocorreu durante uma visita presidencial ao Parque Estadual Cape Henlopen, no estado norte-americano do Delaware. Pelas imagens divulgadas, aparentemente, ao se aproximar de jornalistas que iriam entrevistá-lo, Biden perdeu o equilíbrio ao frear a bike e ficou com o pé direito preso ao firma-pé do pedal.
BREAKING: Another angle showing Joe Biden collapsing while riding his bike
— Benny Johnson (@bennyjohnson) June 18, 2022
De acordo com a assessoria de imprensa da Casa Branca, Biden, de 79 anos, estava equipado com capacete e luvas de ciclismo e não sofreu ferimentos. “Estou bem”, disse o presidente após a queda. “Fiquei com o pé preso na bicicleta”.
Componente retrô – Item praticamente em desuso nos dias de hoje, os pedais de bicicletas equipados com tiras firma-pés foram considerados um acessório praticamente obrigatório em bikes de alta performance até o fim da década de 1980, quando foram gradativamente substituídos pelos atuais pedais automáticos ou clipless, mais confiáveis e descomplicados. Atualmente, o acessório ainda é usado por poucos ciclistas saudosistas e por praticantes do ciclismo urbano em bikes de engrenagem fixa.
De acionamento manual, os tirantes dos firma-pés costumam causar bons sustos em ciclistas com pouca experiência, como parece ter sido o caso.