Projeto da marca francesa aposta na segurança, simplicidade de uso e adaptabilidade para criar um veículo não poluente e versátil para uso nas grandes cidades
Referência mundial no mercado varejista esportivo, a Decathlon apresentou esta semana um novo modelo conceitual de bicicleta eletricamente assistida que poderá eventualmente vir a ser produzida e comercializada em um futuro próximo, de acordo com a marca francesa.Apelidada de Magic Bike, a e-bike conceito da Decathlon é apresentada oficialmente como B’Twin Concept _01, nome derivado da marca de bicicletas de propriedade da Decathlon, a B’Twin. Com seu design tubular hidroformado em uma estrutura central em ‘V’, a Magic Bike conta com uma série de recursos que apostam em três fatores para impulsionar seu uso pela população: segurança, simplicidade de uso e adaptabilidade.
Para facilitar seu deslocamento nas mais diversas condições de trânsito, a Magic Bike conta com um motor posicionado na caixa do movimento central, capaz de fornecer assistência à pedalada até uma velocidade máxima de 25km/h. O torque da pedalada é transmitido à roda traseira por um sistema que utiliza correia dentada no lugar da tradicional corrente metálica, o que aumenta a vida útil da transmissão e ainda reduz os gastos com manutenção. A transmissão é totalmente coberta por uma carenagem plástica, que impede a entrada de sujeira e evita sujar as calças ou a perna do ciclista.
No cubo traseiro, a Magic Bike conta com um sistema de transmissão automática, que se adapta automaticamente às características de torque e cadência da pedalada, resultando em uma atividade suave e com o menor esforço possível.
A bateria, instalada no interior do tubo inferior do quadro, é capaz de proporcionar uma autonomia de 30 a 90km, de acordo com o seu modo de uso. A mesma bateria proporciona energia elétrica para a alimentação dos faróis dianteiro e traseiro e das luzes de segurança — incluindo luzes indicadoras de direção instaladas nas pontas das manetes —, além de um exclusivo sistema antifurto do qual falaremos logo adiante.
O carregador da bateria fica embutido no próprio quadro da bike, bastando ligar a mesma na tomada para recarregá-la.
No guidão, além de um painel de controle integrado, a Magic Bike conta com uma alavanca única de freio no lado direito, que aciona simultaneamente os freios dianteiro e traseiro. Um sofisticado sistema antibloqueio (ABS) garante que a dosagem de força aplicada seja sempre de 60% no freio da roda dianteira e 40% na traseira.
Sistema antifurto – A bike conceito da Decathlon conta com um sistema exclusivo de segurança, que inclui um descanso central que se mantém travado quando a bike está desligada. Para destravá-lo, basta utilizar uma chave específica ou mesmo apenas se aproximar da bicicleta com o smartphone do proprietário. Caso nada disso seja suficiente, um sistema de rastreamento informa o paradeiro da bicicleta em tempo real, em caso de roubo.
Adaptabilidade – Projetada para proporcionar o máximo em versatilidade, a B’Twin Concept _01 conta com características de configurações personalizadas de carga. Assim, tanto seu bagageiro dianteiro quanto o traseiro podem ser alterados para se adaptar a carga a ser transportada, seja ela uma cadeirinha de criança ou um baú para carregar pizzas.
Possível protótipo a caminho – De acordo com a Decathlon, o conceito apresentado pretende expor as ideias da marca sobre as possíveis soluções para a questão da mobilidade urbana alternativa e não poluente, estimulando o debate com a população e, baseado em um feedback, viabilizar ou não a produção de um possível protótipo.
Resta a nós torcer para que, em um futuro próximo, tenhamos a opção de adquirir a Magic Bike em uma das lojas da marca.