Campeonato nacional recebe em Palmas (TO) mais de 450 ciclistas entre os dias 22 e 26 para a disputa dos títulos de contrarrelógio e resistência nas categorias de base, Elite e Sub-23
A cidade de Palmas, no Tocantins, será palco da principal competição de ciclismo de estrada do Brasil. O Campeonato Brasileiro estará acontecendo entre os dias 22 e 26 de junho, reunindo atletas das categorias de base, que contempla as categorias Infanto-juvenil, Juvenil e Junior, além da Elite e Sub-23. Ao todo, mais de 450 ciclistas entre homens e mulheres já estão confirmados na disputa dos títulos nacionais das provas de contrarrelógio e resistência.As provas do Campeonato Brasileiro de Ciclismo de Estrada, principal competição da modalidade, começam a partir de quinta-feira (23) e seguem até domingo (26), sempre a partir das 08h (horário de Brasília). O campeões da categoria elite, além do título nacional, também somam pontos importantes para o ranking mundial da modalidade na categoria Elite. O evento tem acesso gratuito e todos os participantes, equipes e público presente devem seguir os protocolos municipais de segurança para o enfrentamento da Covid-19.
Entre os favoritos da competição estão Kleber Ramos, Lauro Chaman e Ana Paula Polegatch, atuais campeões nacionais, além dos atletas Vinicius Rangel, que atualmente compete pela equipe profissional Movistar Team, da Espanha, Alessandro Guimarães e Davidson Ovidor, ambos defendendo a equipe Almodovar / Delta Cafes / Credit Agricola, de Portugal.
O Campeonato Brasileiro de Ciclismo de Estrada 2022 é uma organização e realização da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e Federação Tocantinense de Ciclismo (FTC), com apoio da Prefeitura Municipal de Palmas e do Governo do Estado do Tocantins.
Programação
- 22/06 – Congresso Técnico
- 23/06 – Prova de Contrarrelógio (Todas as categorias)
- 24/06 – Prova de resistência – Categorias de base
- 25/06 – Prova de Resistência – Elite e Sub-23 Feminino
- 26/06 – Prova de resistência – Elite e Sub-23 Masculino
Últimos Campeões
Resistência
- Kleber Ramos e Ana Paula Polegatch – 2021
- Vitor Zucco e Danilas Ferreira – 2019
- Rodrigo do Nascimento e Flávia Oliveira – 2018
- Roberto Pinheiro e Clemilda Fernandes – 2017
- Flávio Cardoso e Clemilda Fernandes – 2016
Contrarrelógio
- Lauro Chaman e Ana Paula Polegatch – 2021
- André Gohr e Tamires Radatz – 2019
- Lauro Chaman e Tamires Radatz – 2018
- Magno do Prado e Ana Paula Polegatch – 2017
- Rodrigo do Nascimento e Clemilda Fernandes – 2016