Bicicletas com suspensão dianteira, aro 29 e 21 marchas predominam no e-commerce
O mercado de bicicletas vem demonstrando força a cada ano que passa. Levantamento realizado pela Aliança Bike (Associação Brasileira do Setor de Bicicletas) com centenas de lojistas de todo o país revela que as vendas de bicicletas recuaram 2% em 2021 em relação ao ano anterior. Levando-se em conta que as vendas em 2020 bateram recordes no território nacional – com crescimento de 50% em comparação com 2019 – o momento continua positivo.No mercado online, o segmento oferece variadas opções de produtos aos consumidores, mas, considerando as 100 principais marcas presentes no e-commerce brasileiro, a maioria dos produtos e ofertas disponíveis têm características semelhantes. Os dados são do sistema WebPrice, que monitora dados do comércio eletrônico e capta, minera e entrega informações sobre diversos segmentos de mercado online. No setor de bicicletas, são monitoradas 100 marcas e 61 lojas.
O ranking das 10 marcas de bicicletas com mais presença em lojas online pode ser visualizado a seguir, no quadro que informa também o número total de produtos e ofertas de cada marca:
Marcas presentes em lojas
Marcas | Lojas | Produtos | Ofertas | |
---|---|---|---|---|
1 | Caloi | 37 lojas | 155 produtos | 813 ofertas |
2 | Nathor | 35 lojas | 76 produtos | 2413 ofertas |
3 | Colli Bike | 22 lojas | 221 produtos | 1352 ofertas |
4 | Track&Bikes | 19 lojas | 94 produtos | 364 ofertas |
5 | Houston | 18 lojas | 86 produtos | 279 ofertas |
6 | Bandeirante | 18 lojas | 24 produtos | 71 ofertas |
7 | Durban Bike | 16 lojas | 22 produtos | 171 ofertas |
8 | Absolute | 15 lojas | 94 produtos | 1022 ofertas |
9 | Mormaii | 14 lojas | 41 produtos | 81 ofertas |
10 | Oggi Bike | 14 lojas | 160 produtos | 794 ofertas |
A pesquisa realizada no sistema analisou três características de bicicletas – tipo de suspensão, aro e marcha. O estudo revelou a concentração do varejo online em produtos específicos, considerando o universo selecionado.
Quando é observada a característica suspensão, as bicicletas com suspensão dianteira somam 65,5% dos produtos únicos e mais de 76% das ofertas disponíveis. Em seguida, aparece o garfo rígido, com 31% dos produtos únicos, mas 21% das ofertas totais encontradas. Full suspension, que diz respeito às bicicletas com suspensão dianteira e traseira correspondem a menos de 5% do total tanto de ofertas quanto de produtos.
Ao observar as marchas, é possível identificar mais diversificação de velocidades. 21 marchas são líderes com folga quando se trata de disponibilidade de produtos únicos, correspondendo a 35% do total. Em relação às ofertas, bicicletas 21 e 24 marchas têm percentuais bem próximos: São 36% de bicicletas com 21 marchas e 32% com 24 marchas. Já as bicicletas de 1 marcha, em que está contemplado o grupo das bicicletas infantis, aparecem em terceiro, com 18% dos produtos 14,4% das ofertas do online. Em quarto lugar estão as bicicletas 27 marchas, tanto em percentual de produtos, 10,4%, quanto de ofertas, 12,71% do total disponível. As bikes de 18 marchas representam menos de 10% dos produtos únicos e estão abaixo dos 5% na análise do percentual de ofertas com essa característica.
Por fim, o mapeamento por aro denota o protagonismo dos modelos de aro 29. 62% dos produtos únicos e 74% das ofertas de bicicletas disponíveis correspondem a essa característica. Os modelos com aro 26 têm o percentual maior de produtos únicos no e-commerce do que de ofertas, correspondendo a 15,22 e a 8,9, respectivamente. Os aros 12, 16 e 20, referentes às bicicletas infantis e infanto-juvenis, têm menos de 10% dos produtos e ofertas do e-commerce cada.
Com os dados analisados, identifica-se que, dentro do universo estudado no segmento de bicicletas no e-commerce brasileiro, há a predominância de bicicletas de aro 29, com suspensão dianteira e de 21 e 24 marchas.