Com a chancela da Tour de France, L’Étape Rio by Tour de France será realizado de 24 a 26 de junho em sua segunda edição na Cidade Maravilhosa
Depois de uma primeira edição de sucesso na Cidade Maravilhosa, em 2021, o L’Étape Rio by Tour de France volta a ser realizado no Rio de Janeiro nesse final de semana, entre os dias 24 e 26 de junho (sexta, sábado e domingo). Um dos grandes desafios para os atletas do ciclismo será a altimetria presente no belo trajeto pela Cidade Maravilhosa.Os ciclistas que optarem pelo circuito longo terão pela frente 102 quilômetros de percurso com altimetria de 1096 metros. Já os que se inscreveram no circuito curto percorrerão de bicicleta 46 quilômetros com altimetria de 450 metros.
Além de ser uma prova desafiadora, com uma paisagem deslumbrante para os atletas e a chancela do maior evento do ciclismo mundial, a Tour de France, o L’Étape Rio by Tour de France ainda proporciona aos participantes uma experiência completa dentro da modalidade.
“O L’Étape Rio é uma prova diferenciada com ruas fechadas e muita estrutura de apoio aos atletas. Contamos também com um Village cheio de produtos e novidades para os amantes do ciclismo. Vale muito à pena participar!”, comenta Bruno Prada, organizador do L’Étape Rio by Tour de France.
No percurso, após a largada na Marina da Glória, os ciclistas seguem pela orla em direção às famosas praias de Copacabana, Ipanema e Leblon, onde irão apreciar o nascer do sol na beira mar isolada para o ciclismo nacional.
Ao terminar a orla do Leblon, o trajeto segue direto para contornar o Jardim Botânico e iniciar uma das mais famosas subidas do Rio de Janeiro – a subida da Vista Chinesa e da Mesa do Imperador, via estrada Dona Castorina -, a mesma estrada por onde passou a prova de ciclismo nos Jogos Olímpicos do Rio e que agora será fechada para os ciclistas do L’Étape Rio by Tour de France.
Ao iniciar o retorno, mais um desafio: em uma estrada de concreto, com a Floresta da Tijuca no entorno e com mais inclinação, o desafio se torna ainda mais técnico. Uma pedalada que ficará na memória de todo ciclista.