Etapa de Araxá da Copa Internacional de Mountain Bike (CIMTB) é uma das provas mais tradicionais do mountain bike na América do Sul
Campeão mundial de maratona. Vice-campeão mundial no short track. Quase 20 títulos de Campeonato Brasileiro, além de conquistas em Copas do Mundo e outras importantes competições internacionais. Henrique Avancini, 33 anos, tem um currículo recheado de títulos, mas o ciclista brasileiro quer mais, e em Araxá.No domingo, ocorrerá a prova de cross-country olímpico (XCO) da etapa de Araxá da Copa Internacional de Mountain Bike (CIMTB). Avancini venceu em Araxá nos últimos oito anos, mas a vontade de conquistar o circuito novamente é a mesma como se fosse a primeira vez, segundo o atleta.
“Eu tenho uma história de muito sucesso com Araxá que acabou se tornando quase que uma segunda casa pra mim. Sempre recebo muito apoio do público local e sempre volto a Araxá com muita pressão e expectativa pra saber se eu ainda sou capaz de vencer essa competição. Já venci oito anos seguidos e vou mais uma vez motivado e em busca de mais uma vitória, principalmente porque é um evento que eu sempre fico muito feliz de ver, principalmente pela animação, empolgação e envolvimento do público. Isso é sempre muito motivador em Araxá”.
Atleta da equipe Cannondale Factory Racing, Avancini ocupa a 4ª posição do ranking mundial. Conquistar a prova de Araxá significa não só seguir bem colocado na classificação, como pode fazer o brasileiro subir mais posições.
“Araxá é um evento de muita importância dentro do calendário nacional, é também uma prova válida pelo ranking mundial há muitos anos e que talvez represente uma das conquistas mais prestigiosas pra um atleta brasileiro. Ela é uma prova bastante reconhecida internacionalmente, então é uma competição que sempre priorizo dentro do meu calendário”, finaliza Avancini.