Novo grupo eletrônico de transmissão deverá desembarcar nas lojas de todo o mundo por valor até 56% inferior do modelo topo de linha da marca, o Dura-Ace
A Shimano anunciou nesta quarta-feira o lançamento da versão eletrônica de seu consagrado grupo 105 de transmissão para bicicletas de estrada. O novo grupo Shimano 105 R7100 Di2, que herda a tecnologia dos componentes topo de linha Ultegra e Dura-Ace Di2, promete ser uma alternativa de custo acessível no crescente mercado de transmissões eletrônicas.Apresentado estrategicamente por ocasião do 40° aniversário de lançamento da primeira geração do grupo Shimano 105, o novo 105 R7100 Di2 conta com o mesmo conceito de transmissão ‘semi-wireless‘ das séries Di2 Ultegra e Dura-Ace, com trocadores de marcha que se comunicam remotamente aos câmbios dianteiro e traseiro, estes por sua vez compartilhando a alimentação de uma única bateria via cabo.
Assim como nos grupos Ultegra R8100 e Dura-Ace R9200, o novo grupo Shimano 105 R7100 Di2 utiliza cassete, câmbio traseiro e trocador de marcha de 12 velocidades.
Câmbio traseiro Shimano 105 RD-R7150 Di2
Compatível com cassetes de 12 velocidade com pinhão maior de até 36 dentes, o novo câmbio traseiro Shimano 105 RD-R7150 Di2 conta com um design discreto na cor preta, com opção única de cage longo.
Unidade central do sistema Di2 de última geração, o câmbio traseiro 105 — assim como no Ultegra e no Dura-Ace — conta com uma porta de recarga em sua parte traseira, dispensando a instalação dos módulos de junção utilizados nas gerações anteriores de transmissão Di2 da Shimano.
Câmbio dianteiro Shimano 105 FD-R7150 Di2
Levemente maior que os modelos topo de linha da marca, o novo desviador dianteiro Shimano 105 FD-R7150 Di2 é compatível com coroas de até 52 dentes.
Sua alimentação é compartilhada pela bateria central do sistema, localizada no canote do selim da bike.
Trocadores de marcha Shimano 105 ST-R7170 Di2
Os novos trocadores de marcha Shimano 105 Di2 ST-R7170 contam com funcionamento similar aos modelos de 12 velocidades Ultegra e Dura-Ace, que inclui a cobertura emborrachada da alavanca e o reposicionamento do pivô de acionamento da manete dos freios.
Com alimentação própria, os novos trocadores utilizam bateria do tipo CR1632, cuja vida útil é de cerca de três anos.
Cassetes Shimano 105 CS-R7100-12 e CS-HG710-12
Em um primeiro momento, um único modelo de cassete com a relação 11-34 dentes (CS-R7100-12) será disponibilizada oficialmente como parte do novo grupo 105 Di2. Um modelo adicional non-series com a relação 11-36t e 12 velocidades (CS-HG710-12) será liberado pela Shimano como segunda opção.
12 | 11 | 10 | 9 | 8 | 7 | 6 | 5 | 4 | 3 | 2 | 1 | |
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CS-R7100-12 (11-34t) | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 17 | 19 | 21 | 24 | 27 | 30 | 34 |
CS-HG710-12 (11-36t) | 11 | 12 | 14 | 14 | 15 | 17 | 19 | 21 | 24 | 28 | 32 | 36 |
Os primeiros sete pinhões são montados individualmente, enquanto que os cinco maiores são montados em conjunto através de uma estrutura em liga de alumínio. Todos os pinhões são construídos em aço.
Os cassetes são compatíveis com freehubs de 12 velocidades padrão Shimano.
Pedivela Shimano FC-R7100
Com desenho que lembra o modelo Dura-Ace R9200, o novo pedivela Shimano FC-R7100 conta com acabamento na cor preto semi brilho e grafismo discreto na cor branca.
Disponível com braços de 160, 165, 170, 172.5 e 175mm, o novo pedivela será disponibilizado em uma única configuração de coroas 50-34 dentes, com uma opção futuro de um modelo non-series de 52-36 dentes, de acordo com a Shimano.
O pedivela tem um Q-factor de 148mm e compartilha a mesma tecnologia de construção Hollowtech II dos modelos topo de linha da marca.
Freios Shimano BR-R7170
Assim como os mais recentes conjuntos de grupos Dura-Ace e Ultegra, o novo Shimano 105 apresenta um sistema de frenagem renovado que é mais silencioso, manutenção mais simples, com maior controle e mais poderoso. Os recursos de primeira linha incluem um ponto de contato inicial rápido com uma zona de controle mais ampla e uma folga entre as pastilhas e o rotor 10% mais ampla, garantindo uma operação silenciosa.
A manutenção também irá se beneficiar de um processo de sangria aprimorado e fácil de usar, que pode ser realizado sem a necessidade de remoção da pinça do quadro da bicicleta.
Rodas de carbono RS710
Continuando o tema da tecnologia ‘trickle-down’ acessível, a Shimano também está lançando suas rodas de carbono para estrada mais acessíveis de todos os tempos: a C32, para escalada, e o C46, para uso geral. Ambos compartilham o mesmo DNA, com as opções de rodas C36 e C50, Dura-Ace e Ultegra, equilibrando aerodinâmica, leveza e rigidez.
A C32 possui uma altura de aro de 32 mm, largura interna de aro de 21 mm e peso alvo de 1.502 g. A C46 tem 46 mm de altura, largura interna de 21 mm e peso alvo de 1.610 g. Ambas as rodas ‘não seriadas’ são compatíveis com 11 e 12 velocidades, prontas para pneus tipo tubeless.
Comparativo de peso (em gramas)
Componente | Shimano R7100 (105) | Shimano R8100 (Ultegra) |
---|---|---|
Câmbio traseiro | 302 | 262 |
Câmbio dianteiro | 142 | 116 |
Cassete | 361 | 297 |
Corrente | 252 | 252 |
Pedivela (170mm) | 766 | 711 |
Movimento central | Não especificado | 66 |
Trocadores (par) | 423 | 391 |
Pinça de freio | 282 | 282 |
Mangueira de freio | 110 | 60 |
Rotor (par) | 286 | 212 |
cabos | 19 | 19 |
Bateria | 53 | 53 |
Total | 2.995 | 2.716 |
Preço e disponibilidade – Até o fechamento desta edição, a Blue Cycle, distribuidora oficial da Shimano no Brasil, não havia divulgado os preços e disponibilidade do novo grupo no país. Nos EStados Unidos, os valores médios são:
Componente | Preço em dólares |
---|---|
Câmbio traseiro | 280 |
Câmbio dianteiro | 153 |
Cassete | 66 |
Corrente | 33 |
Pedivela | 180 |
Movimento central | 32 |
Trocadores (par)* | 810 |
Pinça de freio | Incluso* |
Mangueira de freio | Incluso* |
Rotor (cada) | 92 |
cabos | 56 |
Bateria | 185 |
Total | 1.887 |
Atualização: De acordo com a Blue Cycle Distribuidora, o novo grupo Shimano 105 R7100 Di2 estará disponível para aquisição no Brasil a partir do primeiro semestre de 2023, com preços ainda não definidos.