Destinado ao uso em bicicletas eletricamente assistidas (e-bikes), novo grupo XT M8150 Di2 conta com câmbio automático e a possibilidade de troca de marchas sem pedalar
A Shimano anunciou nesta segunda-feira (11/07) o lançamento mundial de um novo grupo de transmissão eletrônica de 12 velocidades da série Deore XT, desenvolvido exclusivamente para o uso em e-Bikes, cujo principal diferencial é a possibilidade de trocas automáticas de marcha.Com um bom atraso em relação ao seu principal concorrente, a SRAM, a Shimano finalmente apresentou este ano um grupo de transmissão para mountain bike com 12 velocidades. Entretanto, para frustração de muitos, o novo lançamento é destinado apenas ao uso em bicicletas eletricamente assistidas, já que conta com alguns novos recursos compatíveis apenas com bikes motorizadas.
O novo grupo Shimano XT M8150 Di2 destaca-se pela incorporação de duas novas tecnologias que inovam a maneira como trocamos as marchas durante a pedalada. Compatível com as plataformas EP801 e EP6, o novo grupo da gigante japonesa conta com a possibilidade de se trocar a marcha sem a necessidade de se pedalar durante a operação.
Batizada de Free Shift, a nova tecnologia trabalha em conjunto com os sensores do motor de assistência. Quando uma alteração de marcha é acionada pelo trocador, o mesmo envia a informação a uma central de controle que verifica se a bike está em movimento ou não. Em caso negativo, a transmissão fica em modo standby, só realizando a troca das marchas quando o pedivela volta a ser acionado.
Transmissão automática – Outra tecnologia que chega com o novo Shimano XT Di2 é o Auto Shift com anulação automática. Trata-se de um modo de transmissão automática, onde as marchas são escolhidas de acordo com a interpretação da leitura dos sensores do sistema, que medem a velocidade da bicicleta, a cadência da pedalada e a força aplicada aos pedais (torque) para escolher de forma inteligente a melhor combinação de pinhão do cassete disponível, sem a intervenção direta do ciclista.
De volta aos cabos – Ao contrário de seus concorrentes diretos ou mesmo de seus últimos lançamentos para bikes de estrada, onde o uso de cabos condutores vem sendo minimizado ou mesmo eliminado em prol de soluções wireless, o novo grupo transmissor da Shimano faz uso – e muito! – de cabos e junções de conexão, já que se alimenta pela bateria central da bicicleta e depende de seus sensores internos para funcionar apropriadamente, o que o torna, pelo menos no momento, totalmente incompatível com modelos sem assistência elétrica.
Versão de 11 e 12 velocidades – Serão comercializadas duas versões do novo grupo XT M8150 Di2, a Linkglide, com cassete de 11 velocidades e a Hyperglide+, com 12.
Enquanto que a versão Linkglide de 11v conta com um cassete com relação de 11-50 dentes. a versão Hyperglide+ utiliza um cassete de 12v e relação 11-51.
Preço e disponibilidade – Devido ao fato dos componentes do novo grupo só funcionarem como um sistema completa, em um primeiro momento a Shimano irá disponibilizar o novo grupo apenas para fabricantes de bicicleta, sem a opção de compra em separado.