Desenvolvido em parceria com a Blubrake, novo sistema anti-bloqueio para freios de bike foi projetado para uso em e-bikes de mobilidade urbana, cargueiras e recreacionais
Ofuscado pelo lançamento do novo grupo transmissor eletrônico Shimano XT M8159 Di2 lançado na terça-feira (11/07), o também recém-lançado grupo CUES Di2 promete revolucionar o mercado de e-bikes de uso urbano, ao utilizar um sistema anti-bloqueio para freios, o conhecido ABS.Destinado ao uso em e-bikes de mobilidade urbana, cargueiras e recreacionais, o novo sistema de frenagem ABS da Shimano foi desenvolvido em parceria com a italiana Blubrake, líder mundial no setor e que já produz freios para as marcas Pinarello e Bianchi, entre outras.
Tecnologia diferenciada – Baseada na tecnologia adquirida na indústria automotiva, o sistema de acionamento dos novos freios Shimano ABS controlam de forma contínua a pressão hidráulica de atuação na pinça do freio dianteiro, garantindo uma frenagem suave e, por consequência, aumentando a estabilidade e a manobrabilidade da bicicleta durante frenagens súbitas, causa de 58% dos acidentes envolvendo e-bikes.
Ao evitar o travamento da roda dianteira, o sistema ABS colabora para que a roda traseira mantenha o contato com o solo, evitando o capotamento da bike e garantindo uma pedalada muito mais segura.
Funcionamento – O novo sistema de frenagem anti-bloqueio da Shimano é composto por uma unidade atuadora —compatível com qualquer modelo de freio hidráulico da marca —, que é responsável por controlar de forma contínua a pressão hidráulica de atuação da pinça ou caliper, evitando o seu travamento durante frenagens fortes.
A unidade atuadora recebe informações do “cérebro” do sistema ABS, uma unidade central de controle que interpreta a leitura de um sensor de velocidade instalado na pinça do freio dianteiro, detectando de forma automática potenciais condições de perigo que possam ocorrer durante frenagens mais bruscas.
O sistema é conectado ao painel de controle da e-bike, que mostra em tempo real o status do sistema, através de LEDs coloridos.
O novo sistema é compatível com e-bikes equipadas com motorização assistida Shimano, bem como em outros modelos, através do uso de uma unidade de controle externa (BS-AS300-O), que pode ser fixada no quadro da bike pelo suporte de garrafa.
Preços e disponibilidade – Em um primeiro momento, a Shimano disponibilizará o novo sistema anti-travamento de freios apenas para e-bikes que venham de fábrica equipadas com o novo grupo transmissor CUES Di2, sem previsão para a data de sua comercialização avulsa.