27 de novembro de 2024
FSA K-Force WE

FSA atualiza sua transmissão eletrônica K-Force WE para 12 velocidades

Disponível apenas na versão com freios a disco, o novo grupo da FSA utiliza tecnologia semi-wireless, similar ao utilizado nos grupos eletrônicos Shimano de última geração

Quatro anos após lançar seu primeiro e único grupo de transmissão eletrônico para bicicletas de estrada, a marca italiana Full Speed Ahead — mundialmente conhecida por sua sigla FSA — anunciou sua primeira atualização de hardware, que passa a contar com 12 velocidades e algumas melhorias de design.

Desenvolvido para competir diretamente com os três maiores gigantes do segmento – Shimano, SRAM e Campagnolo –, o grupo FSA K-Force WE utiliza tecnologia semi-wireless, onde trocadores de marcha sem fio comunicam-se com a transmissão dianteira – cérebro do sistema –, que por sua vez é conectado por fios ao câmbio traseiro e a uma bateria central que fornece alimentação para ambos, em um formato similar ao utilizado nos grupos eletrônicos Shimano de última geração.

FSA K-Force WE

Disponível apenas na versão com freios a disco hidráulicos, o novo FSA K-Force WE de 12 velocidades conta com manetes com gráficos redesenhadas, que abrigam o cilindro-mestre dos freios, ajuste de alcance da alavanca e o compartimento das baterias CR2032, responsáveis por sua alimentação.

FSA K-Force WE

De acordo com o fabricante, as novas manetes – incluindo a mangueira de freio e suas pinças – pesa 405 gramas.

Bastante similar ao modelo de 11 velocidades, o novo câmbio eletrônico traseiro da FSA conta com um design único, que dispensa a tradicional mola de retorno, atuando como um braço robótico. Seu cage é compatível com cassetes de até 32 dentes e utiliza polias de composite, menos propensas ao arrasto do que os modelos em alumínio ou titânio.

FSA K-Force WE

Unidade central do sistema, o câmbio dianteiro é responsável por receber o sinal dos trocadores wireless de marcha, comandando as trocas de marcha de todo o sistema.

Compatível com montagens de quadro braze-on, o câmbio dianteiro conta com função auto-trimming – dispensando assim os micro ajustes para impedir a raspagem da corrente no descarrilador.

FSA K-Force WE

De acordo com as especificações do modelo, o tempo máximo de resposta para a troca de marchas é de apenas 70 milésimos de segundo. O peso total do componente é de 159 gramas.

Novas engrenagens – Parte integrante do novo grupo WE de 12 velocidade, o novo pedivela K-Force Team Edition BB386 Evo é equipado com braços ocos de carbono 3K (nas opções 165mm, 167.5mm, 170mm, 172.5mm e 175mm) e montagem direct mount de coroas, esculpidas por CNC em liga de alumínio 7075.

FSA K-Force WE

O novo pedivela é compatível com grupos de 11 e 12 velocidades das marcas Shimano, SRAM e, obviamente, da FSA. O eixo do pedivela BB386 EVO é de 30mm, com várias opções de movimentos centrais da marca disponíveis.

O K-Force Team Edition BB386 Evo é oferecido nas combinações de coroas 54-40, 50-34 e 46-30 dentes. O peso do pedivela, com coroas 54-40 dentes, é de 544 gramas.

FSA K-Force WE

O novo cassete de 12 velocidades conta com cobertura eletrostática de níquel nos pinhões maiores, construídos em aço. Os menores, construídos em titânio, contribuem para o baixo peso final, de apenas 195 gramas.

O cassete FSA de 12 velocidades será disponibilizado nas opções de relação de 11-25, 11-28 e 11-32 dentes.

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Além das novas engrenagens, a FSA disponibiliza para o novo grupo um nova corrente de pinos ocos e cobertura niquelada e largura de 5,6mm. Com 116 links, a nova corrente pesa 250 gramas.

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