Com seu exclusivo sistema de suspensão traseira personalizado para cada usuário, mountain bike italiana destaca-se por suas soluções inovadoras e exclusivas
Uma mountain bike de alto rendimento, que transita entre o quadro rígido e a full suspension. Esta é a definição da Lee Cougan Rampage Innova, uma incrível bicicleta softail com suspensão traseira de 30mm de curso, cuja tecnologia única utiliza um lâmina de carbono como mola de compressão, em conjunto com um sistema de amortecimento exclusivo.Apresentada globalmente esta semana por ocasião da Eurobike 2022 — maior feira da Europa no segmento de bicicletas —, a Rampage Innova destaca-se pelo seu design único do quadro, projetado para ser utilizado em provas de MTB XC e Marathon, onde características como leveza, rigidez estrutural e conforto são fundamentais.
Projeto inovador – O projeto de desenvolvimento da Rampage Innova teve início há alguns anos, quando a Lee Cougan — marca pertencente à Basso, renomado fabricante italiano de bicicletas de estrada e gravel — uniu-se ao especialista italiano em suspensões Gallo Moto e o campão mundial de XCM Leonardo Paez. O objetivo era criar a bicicleta ideal para provas de MTB Marathon, caraterizadas por percursos de longa distância e/ou por etapas, desníveis brutais e traçados pouco técnicos, cenário onde as bikes full suspension normalmente perdiam em rendimento, ao mesmo tempo em que o uso das hardtail resultava em excessivo desgaste físico para o ciclista.
Desta forma, a equipe optou por desenvolver um modelo com feeling de rígida, mas com o conforto proporcionado pelas bicicletas de suspensão integral.
Suspensão exclusiva – O princípio de funcionamento do sistema de suspensão da Rampage Innova difere totalmente do utilizado pelas bikes full suspension. Ao invés de adicionar peso extra adicionando um amortecedor convencional, por que não utilizar o próprio quadro para absorver o impacto?
Batizado de ISS (Innova Structural Suspension), o quadro da Rampage Innova foi desenhado para aproveitar as características de flexibilidade da fibra de carbono como amortecedor dos impactos. Seus chainstays se prolongam na parte além da altura do eixo da roda traseira, em um formato batizado de Ewbow Design, que possibilita um certo nível de flexão vertical em resposta ao impacto.
Já os stays superiores são conectados ao triângulo principal do quadro através de uma lâmina de carbono, que funciona como mola de compressão no lugar das soluções convencionais, como ar comprimido ou molas helicoidais de metal e proporcionando 30mm de curso.
Para amortecer o retorno da mola de compressão, a Rampage Innova conta com dois pequenos amortecedores a óleo, customizados para cada ciclista pela Gallo Moto com base em características de peso e estilo de pilotagem.
Geometria do quadro e características – O quadro da Rampage Innova é construído em fibras de carbono 1K e 3K, trabalhados em uma forma de altíssima pressão, de forma compactar ao máximo o material e evitar possíveis imperfeições. O resultado é um quadro com apenas 1.300 gramas (tamanho M) de alta rigidez estrutural, leveza e conforto.
Geometria – A geometria da Rampage Innova foge das atuais tendências de design, com um reach de apenas 452mm de extensão (tamanho médio) e um ângulo de caixa de direção de 69°. Isto resulta em uma bicicleta ‘nervosa’, que responde rapidamente em trilhas fechadas e em subidas técnicas, exigindo um pouco mais de atenção durante as descidas.
Tamanho | S | M | L |
---|---|---|---|
Tubo do selim (mm) | 420 | 475 | 515 |
Tubo superior (mm) | 590 | 615 | 625 |
Tubo de direção (mm) | 100 | 105 | 115 |
Chainstay (mm) | 428 | 428 | 428 |
Ângulo da caixa de direção | 69° | 69° | 69° |
Ângulo do tubo do selim | 73° | 73° | 73° |
Distância entre eixos (mm) | 1,107.6 | 1,133 | 1,143.7 |
Reach (mm) | 428.5 | 452 | 459.2 |
Stack (mm) | 616.1 | 621.1 | 630.5 |
Altura da caixa de centro (mm) | 310 | 310 | 310 |
Configuração – Em sua versão Factory Replica, a Lee Cougan Rampage Innova vem equipada com grupo transmissor eletrônico SRAM, garfo dianteiro Fox 32 SC, pedivela e cassete Leonardi, rodas de carbono Ursus e guidão integrado Comptrol. Com esta configuração, a bike é comercializada no mercado europeu por aproximadamente 6.799 euros (cerca de 37 mil reais).