Controlado de forma eletrônica ou via cabo, transmissão planetária 3X3 Nine conta com range de 554% e pode ter as marchas trocadas sob carga total ou mesmo com a bike parada
Entre as diversas empresas que exibiram seus produtos durante a Eurobike 2022, uma em especial chamou a atenção ao apresentar um novo modelo de cubo de roda com transmissão projetado para dispensar manutenção.Desenvolvido pela empresa alemã 3X3, o novo cubo de transmissão 3X3 NINE conta com um sistema de transmissão planetária de nove velocidades, com uma diferença entre relações de 23,76%, muito superior aos sistema de transmissão externa por cassete, cujas marchas variam via de regra entre 7 a 11%.
Mesmo com apenas 9 velocidades, o gear ratio da transmissão 3X3 NINE é de impressionantes 554% (para efeito de comparação, o gear ratio de um cassete SRAM de 12 velocidades e 10-52 dentes é de 520%).
Projetado para uso em touring bikes e mountain bikes, o cubo de transmissão consegue trocar marchas mesmo sob alto torque (até 250Nm), o que o torna perfeito para utilização em e-bikes e bicicletas elétricas cargueiras com motores de alta potência. Como em toda transmissão planetária, é possível realizar as trocas de marcha mesmo com a bicicleta completamente parada.
Troca de marchas – O cubo 3X3 NINE pode ser operado mediante cabeamento mecânico ou eletronicamente via trocador de marchas wireless. Seu sistema de transmissão permite tanto o uso de correntes ou através de correia dentada, de acordo com o projeto de montagem da bike.
O peso total do cubo é de 2kg, cerca de 15% mais pesado do que um cubo de transmissão da marca Rohloff, referência no mercado.
Manutenção zero – Mesmo com todas essas características, o que mais chama a atenção do novo cubo é a proposta de seu fabricante, de oferecer um produto que não necessite ser aberto para manutenção.
Quem conhece o funcionamento dos chamados cubos com transmissão interna sabem que uma de suas principais vantagens é a baixa taxa de manutenção. Projetados para funcionar em um sistema totalmente selado, as transmissões internas costumam exigir a troca de óleo do sistema a cada 5 mil quilômetros em média, operação que necessita ser realizada por profissionais qualificados.
De acordo com o fabricante, o cubo 3X3 NINE foi projetado para, uma vez corretamente instalado, não exigir ajustes posteriores, ou mesmo trocas de óleo, funcionando de forma contínua e precisa, livre de problemas, mesmo sob intensa condição de uso.
Especificações técnicas
Velocidades: | 9 |
Gear ratio: | 554% |
Diferença entre relações: | 23,76 % |
Torque de entrada: | Até 250Nm |
Peso: | 2kg |
Transmissão: | Coroa ou correia dentada |
Rotor de freio: | 160,180, 203 e 220mm |
Furos de raios: | 32 ou 36 furos |
Eixo: | 135mm (quick release); 142 x 12mm / 148 x 12mm (thru axle) |
Troca de marchas: | Rotary Shift (mecânico) ou e-Shift (eletrônico) |
Disponibilidade – Em um primeiro momento, o novo cubo com transmissão 3X3 NINE será oferecido apenas para fabricantes de bicicletas, ainda sem previsão de venda avulsa.