24 de novembro de 2024
3X3 Nine

Novo cubo de transmissão para bikes promete ‘manutenção zero’

Controlado de forma eletrônica ou via cabo, transmissão planetária 3X3 Nine conta com range de 554% e pode ter as marchas trocadas sob carga total ou mesmo com a bike parada

Entre as diversas empresas que exibiram seus produtos durante a Eurobike 2022, uma em especial chamou a atenção ao apresentar um novo modelo de cubo de roda com transmissão projetado para dispensar manutenção.

Desenvolvido pela empresa alemã 3X3, o novo cubo de transmissão 3X3 NINE conta com um sistema de transmissão planetária de nove velocidades, com uma diferença entre relações de 23,76%, muito superior aos sistema de transmissão externa por cassete, cujas marchas variam via de regra entre 7 a 11%.

Mesmo com apenas 9 velocidades, o gear ratio da transmissão 3X3 NINE é de impressionantes 554% (para efeito de comparação, o gear ratio de um cassete SRAM de 12 velocidades e 10-52 dentes é de 520%).

3X3 NINE

Projetado para uso em touring bikes e mountain bikes, o cubo de transmissão consegue trocar marchas mesmo sob alto torque (até 250Nm), o que o torna perfeito para utilização em e-bikes e bicicletas elétricas cargueiras com motores de alta potência. Como em toda transmissão planetária, é possível realizar as trocas de marcha mesmo com a bicicleta completamente parada.

Troca de marchas – O cubo 3X3 NINE pode ser operado mediante cabeamento mecânico ou eletronicamente via trocador de marchas wireless. Seu sistema de transmissão permite tanto o uso de correntes ou através de correia dentada, de acordo com o projeto de montagem da bike.

3X3 NINE

O peso total do cubo é de 2kg, cerca de 15% mais pesado do que um cubo de transmissão da marca Rohloff, referência no mercado.

Manutenção zero – Mesmo com todas essas características, o que mais chama a atenção do novo cubo é a proposta de seu fabricante, de oferecer um produto que não necessite ser aberto para manutenção.

Quem conhece o funcionamento dos chamados cubos com transmissão interna sabem que uma de suas principais vantagens é a baixa taxa de manutenção. Projetados para funcionar em um sistema totalmente selado, as transmissões internas costumam exigir a troca de óleo do sistema a cada 5 mil quilômetros em média, operação que necessita ser realizada por profissionais qualificados.

De acordo com o fabricante, o cubo 3X3 NINE foi projetado para, uma vez corretamente instalado, não exigir ajustes posteriores, ou mesmo trocas de óleo, funcionando de forma contínua e precisa, livre de problemas, mesmo sob intensa condição de uso.

Especificações técnicas

Velocidades: 9
Gear ratio: 554%
Diferença entre relações: 23,76 %
Torque de entrada: Até 250Nm
Peso: 2kg
Transmissão: Coroa ou correia dentada
Rotor de freio: 160,180, 203 e 220mm
Furos de raios: 32 ou 36 furos
Eixo: 135mm (quick release); 142 x 12mm / 148 x 12mm (thru axle)
Troca de marchas: Rotary Shift (mecânico) ou e-Shift (eletrônico)

Disponibilidade – Em um primeiro momento, o novo cubo com transmissão 3X3 NINE será oferecido apenas para fabricantes de bicicletas, ainda sem previsão de venda avulsa.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização