Nova configuração mullet da bike de Enduro da Santa Cruz utiliza roda 29 polegadas na dianteira e 27,5″ atrás
Desenvolvida desde seu projeto inicial para ser uma bike de Enduro com ‘músculos’ suficiente para encarar provas de Downhill, a Santa Cruz Nomad chega a sua 6ª geração com uma nova configuração de geometria, que adota o padrão mullet de rodas de tamanho diferenciado, tendência entre as bicicletas de DH de última geração.Mullet – A nova Nomad V6 troca a antiga configuração de rodas de 27,5 polegadas pelo padrão mullet, que combina a capacidade de transposição de obstáculos da roda dianteira com 29 polegadas de diâmetro, com a aceleração do aro traseiro 27,5″.
A alteração do diâmetro da roda dianteira levou obrigatoriamente a alteração na geometria do quadro, sempre buscando o melhor equilíbrio entre estabilidade em altas velocidades com o máximo de agilidade que uma bike com grande curso de amortecimento possa oferecer.
Fiel ao sistema de suspensão traseira VPP, a Santa Cruz manteve os cursos de suspensão dianteiro e traseiro em 170mm, atualizando entretanto a cinemática da balança traseira de forma deixar a Nomad V6 mais eficiente em impactos maiores, com um comportamento amortecedor mais consistente ao longo de seu curso.
A balança traseira conta com ajuste do tipo flip chip de duas posições de forma alterar a geometria do quadro. Em sua posição mais baixa, o ângulo da caixa de direção fica 0,3 graus mais relaxada e o tubo do selim 0,2 graus. Nesta posição, a altura da caixa de centro em relação ao solo desce 3 mm, além de reduzir o reach em 3 mm.
Geometria específica por tamanho – Padrão já adotado pela Santa Cruz em suas últimas coleções, a geometria dos quadros da Santa Cruz Nomad é variável. Ao contrário do usual, onde independente do tamanho do quadro o fabricante adota a mesma medida dos stays e do ângulo do tubo do selim, nas bicicletas da Santa Cruz, estas medidas variam de acordo com o tamanho escolhido, que vai do XS ao XXL, variação aliás pouco usual em quadros de carbono.
Neste padrão, o comprimento dos stays da Nomad V6 varia de 439mm no tamanho XS a até 450mm no tamanho XXL.
Construção específica por tamanho – Além da geometria otimizada de acordo com o tamanho do quadro, a rigidez de sua construção também é calculada distintamente, mais flexíveis nos tamanhos menores e mais rígidos nos quadros grandes.
A ideia, de acordo com o fabricante, é que ciclistas de tamanhos diferentes tenham uma experiência de pilotagem o mais similar possível.
Porta-luvas – O quadro de carbono da nova Santa Cruz Nomad V6 conta com compartimento interno de armazenagem, que inclui duas bolsas internas para facilitar a organização de itens como ferramentas e câmara de ar.
Configurações e preço – A nova Nomad V6 será oferecida em 4 opções de configuração. O dois modelos topo de linha compartilham o mesmo grupo transmissor SRAM GX AXS e X01 AXS, com opções de amortecedores traseiros a ar ou mola helicoidal. A versão a mola metálica vem com pneus Maxxis DoubleDown, enquanto que a a ar utiliza pneus Maxxis EXO+. Em sua configuração mais cara, a Santa Cruz Nomad CC X01 AXS RSV Air MX será comercializada por 11.199 dólares.
Santa Cruz Nomad CC X01 AXS RSV Air MX
Especificações técnicas
Quadro: | Santa Cruz CC carbon, 170mm de curso |
Garfo: | Fox 38 Factory GRIP2, 170mm de curso |
Amortecedor traseiro: | Fox Float X2 Factory |
Transmissão: | SRAM X01 AXS Eagle (1×12) |
Rodas: | Reserve 30HD rims, i9 1/1 hubs |
Pneu dianteiro: | Maxxis Assegai 3C MaxxGrip EXO+ 29×2.5in WT |
Pneu traseiro: | Maxxis Minion DHR II 3C MaxxTerra EXO+ 27.5×2.4in WT (r) |
Freios: | SRAM Code RSC, 200mm rotors |
Canote: | RockShox Reverb Stealth |
Selim: | WTB Silverado Medium CroMo |
Guidão: | Santa Cruz Carbon 35, 800mm |
Mesa: | Burgtec Enduro Mk3, 42mm |
Preço: | US$11,199 |