Desenvolvido por uma equipe de designers coreana, capacete Raba pode ocupa apenas 35% do seu volume total quando dobrado
Um capacete para uso urbano, que combine proteção, estilo único e que ocupe o mínimo de espaço quando não estiver sendo usado. Esta é a proposta do capacete Raba, desenvolvido pela equipe de designers sul-coreana Nature Mobility, visando oferecer um alto grau de proteção com a conveniência de poder ser facilmente armazenado após o uso.Embora a ideia de capacetes dobráveis não seja exatamente uma novidade, o design do Raba destaca-se por oferecer uma redução de seu volume original em até 35%, tornando-o uma alternativa bastante interessante para uso com bicicletas no dia a dia das grande cidades.
Assim como nos capacetes de ciclismo convencionais, o Raba utiliza uma combinação de espuma de poliestireno expandido (EPS) e termoplástico ABS para criar uma estrutura eficiente de absorção de impactos. Mas as diferenças param por aí. Ao contrário da estrutura única dos capacetes comuns, o Raba conta com um design consistido por uma série de placas triangulares, mantidas juntas por um tecido sintético especial de alta resistência e flexibilidade.
No interior do tecido, um sistema de fios de kevlar ligados a um fecho de catraca estilo BOA possibilita unir em poucos segundos o conjunto de placas, transformando o que antes era uma placa achatada em um capacete funcional ou vice-versa. Uma vez operacional, o capacete oferece um índice de proteção de segurança superior ao exigido pela KC Certification, órgão coreano de certificação de normas de uso e segurança, similar ao nosso Inmetro.
35% do volume original – Após o uso, basta afrouxar o fecho de catraca para desengatar a estrutura do capacete, transformando-o em uma placa achatada que ocupa apenas 35% de seu volume original e possibilitando seu armazenamento em pequenos espaços, como bolsas ou gavetas de armários.
Design premiado – Premiado com o cobiçado troféu Red Dot Award em 2022 e também finalista do IDEA Award do mesmo ano, O capacete Raba está em vias de obter as certificações de segurança dos mercados norte-americano e europeu, o que irá viabilizar sua futura produção em nível comercial.
Até o presente momento, não há previsão para seu lançamento.