Composto por fragmentos triturados de pneus misturados a uma resina de poliuretano, novo material possui ótimas características de escoamento de água e não escorrega, mesmo sob chuva
Por mais ecologicamente correto que seja o hábito de pedalar, o uso da bicicleta também contribui para a degradação do meio ambiente. Estima-se que apenas no Reino Unido, mais de 9.300 toneladas de pneus e câmaras de ar de bikes são jogadas no lixo por ano, um dado bastante alarmante.Foi com esta preocupação em mente que a Velorim, empresa britânica especializada em reciclagem de borracha, desenvolveu uma nova tecnologia que transforma pneus e câmaras de ar de bicicletas em um novo tipo revestimento para ciclovias urbanas, rurais e até mesmo trechos de trilhas de MTB com alto risco de erosão.
Produzido a partir de fragmentos triturados de borracha misturados a uma resina de poliuretano, o piso Velo-Path lembra uma superfície coberta por cascas de árvore, com altíssima porosidade, o que faz com que a água escorra facilmente para o solo, sem encharcar o piso. Por ser de borracha, a superfície não se torna escorregadia, mesmo sob forte chuva, resultando em uma ciclovia segura e regular.
Reciclagem – O serviço de reciclagem de pneus Velorim é uma iniciativa de âmbito nacional disponível para todas as oficinas e lojas de bicicletas no Reino Unido que contam regularmente com um excedente de pneus a serem descartados, que são coletados e enviados à Velorim. O projeto é patrocinado pela Madison, maior distribuidor de peças e componentes para bicicletas do país.
Trilhas e ciclovias – De acordo com o idealizador do projeto, Richard Lawrence, o Velo-Path pode ser utilizado também na preservação de trilhas de mountain bike, reduzindo o impacto ambiental em áreas propensas a erosão.
“O MTB cross-country é um esporte divertido e prazeroso, mas que também contribui para danificar raízes e agravar a erosão em determinados tipo de solo. O uso do Velo-Path em áreas de risco ajuda a proteger o terreno sem reduzir a experiência da pedalada”, disse.