Com nova geometria ajustável e opção de montagem com rodas mullet, MTB topo de linha da Trek destaca-se como uma das melhores opções do mercado em sua categoria
Um coringa para todas as trilhas. Esta pode ser a melhor definição para a edição 2023 da Trek Fuel EX, uma mountain bike trail capaz de adaptar-se a praticamente qualquer tipo de combinação entre terreno e estilo de pilotagem.
Totalmente reformulada em sua linha 2023, a nova Fuel EX teve entre suas mais perceptíveis alterações seu quadro de geometria ajustável em até seis combinações de configuração diferentes.
Em seu triângulo principal, o quadro de carbono da Trek Fuel EX ganhou reforços na região do movimento central e na junção do tubo superior com o tubo do selim. O novo design foi especialmente projetado para adicionar rigidez estrutural sem adicionar peso ao conjunto, além de alojar um amortecedor traseiro com maior curso de suspensão, que passa a ser de 140mm. O uso de um tubo de selim de 34,9mm possibilitou também o uso de canotes mais largos e, por consequência, mais resistentes.
O novo quadro inclui um protetor anti-choques de dupla densidade, além de um compartimento interno de armazenamento, tanto nas versões em carbono quanto nos quadros de alumínio.
Geometria ajustável – Graças a utilização do sistema Mino Link, é possível alterar a cinemática do quadro alterando o posicionamento de um par de arruelas excêntricas no pivô da balança de suspensão. Desta forma, é possível deixar o centro gravitacional da bicicleta mais baixo (para uma maior estabilidade) ou mais alto, para uma condução mais rápida.
Além disso, é possível também modificar o ângulo de direção em +/- 1º simplesmente invertendo o calço da nova caixa de direção ajustável da Trek Fuel EX 2023.
Outra possibilidade de personalização mais radical, mas perfeitamente possível na nova Fuel EX, é a utilização da configuração de rodas Mullet, na qual utiliza-se uma roda traseira aro 27,5″ em conjunto com um dianteira de 29″. Esta configuração possibilita o uso de um garfo de suspensão de 160mm, desde que o Mino Link seja ajustado para a posição High.
Modelos – A nova Trek Fuel EX Geração 6 será comercializada nos modelos EX 7, EX 8, EX 9.7, 9.8 e EX 9.9. Enquanto que nos modelos EX 7, EX 8 o quadro é de alumínio Alpha Platinum, nos modelos restante o material utilizado é a fibra de carbono OCLV. Confira os detalhes de configuração:
Trek Fuel EX 7
Especificações técnicas
Quadro: | Alpha Platinum |
Garfo: | RockShox 35 Gold RL |
Amortecedor traseiro: | Fox Performance Float |
Transmissão: | Shimano Deore/SLX/XT |
Freios: | Shimano MT420 |
Rodas: | Bontrager Line Comp 30 |
Pneus: | Bontrager XR5 29×2.6in |
Trek Fuel EX 8
Especificações técnicas
Quadro: | Alpha Platinum |
Garfo: | Fox Rhythm 36 |
Amortecedor traseiro: | Fox Float X2 Performance |
Transmissão: | Shimano SLX/XT |
Freios: | Shimano MT6120 |
Rodas: | Bontrager Line Comp 30 |
Pneus: | Bontrager XR5 29×2.6in |
Trek Fuel EX 9.7
Especificações técnicas
Quadro: | OCLV Carbon |
Garfo: | Fox Rhythm 36 |
Amortecedor traseiro: | Fox Float X2 Performance |
Transmissão: | Shimano SLX/XT |
Freios: | Shimano MT6120 |
Rodas: | Bontrager Line Comp 30 |
Pneus: | Bontrager XR5 29×2.6in |
Trek Fuel EX 9.8 GX AXS / Shimano XT
Especificações técnicas
Quadro: | OCLV Carbon |
Garfo: | Fox Performance 36 |
Amortecedor traseiro: | Fox Float X2 Performance |
Transmissão: | SRAM GX AXS ou Shimano XT |
Freios: | SRAM Code R ou MT8120 |
Rodas: | Bontrager Line Elite 30 Carbon |
Pneus: | Bontrager XR5 29×2.6in |
Trek Fuel EX 9.9 XX1 AXS / Shimano XTR
Especificações técnicas
Quadro: | OCLV Carbon |
Garfo: | Fox Factory 36 |
Amortecedor traseiro: | Fox Float X2 Factory |
Transmissão: | SRAM XX1 AXS ou Shimano XTR |
Freios: | SRAM Code RSC ou MT9120 |
Rodas: | Bontrager Line Pro 30 Carbon |
Pneus: | Bontrager XR5 29×2.6in |
Preço e disponibilidade – Até o fechamento desta edição, a Trek não havia informado os preços sugeridos ao consumidor nem a disponibilidade no mercado da nova linha 2023 da Trek Fuel EX. Em breve, mais informações.