Com 21 títulos no Brasileiro – 12 deles da Elite –, atleta petropolitano se consagra como o maior nome do ciclismo brasileiro da história
Na tarde desse domingo, Henrique Avancini conquistou seu o título de Campeão Brasileiro de Mountain Bike 2022 ao vencer a prova de Cross-Country Olímpico realizada na tarde de hoje em Conceição do Mato Dentro, em Minas Gerais. Com a mais nova conquista, o atleta da equipe Cannondale Factory Racing soma a impressionante marca de 21 títulos de Campeão brasileiro de MTB – 12 deles na categoria Elite.Avancini venceu a prova de hoje com o tempo 1 hora, 15 minutos e 09 segundos, seguido por Ulan Galinski, da equipe Caloi / Henrique Avancini Racing, com o tempo de 1 hora, 16 minutos e 50 segundos. Bruno Lemes fechou o pódio na terceira posição, com o tempo de 1 hora, 17 minutos e 19 segundos.
Na última sexta-feira (07/10), Avancini já havia conquistado o título do Short Track (XCC). Com ambas as conquistas, o ciclista da equipe Cannondale Factory Racing segue com o direito de usar a camisa com a bandeira do Brasil nas provas da temporada 2023.
“Este último mês consegui crescer bem nos treinos. Minha forma é bastante boa, não foram todos eventos aqui no Brasil que consegui me dedicar tanto. Coloquei muita dedicação, pois queria defender os dois títulos, seguir campeão nas duas categorias. E sabia que se eu executasse bem eu teria chance de vencer. Hoje eu só me preocupei em fazer um ritmo forte, não deixar ninguém ficar muito envolvido. E a estratégia deu certo”, disse Henrique Avancini após a vitória no XCO.
Com os resultados desta temporada, Avancini se confirma como o maior ciclista brasileiro da história. No Cross-Country Olímpico (XCO), venceu a mais importante competição nacional nos anos de 2013, 2015, 2016, 2018, 2019, 2020, 2021 e 2022. Na categoria Maratona (XCM), ele foi campeão em 2019. Já no Short Track (XCC) suas conquistas foram em 2020, 2021 e 2022.
Além do pupilo Ulan Galinki como vice-campeão do Campeonato Brasileiro de XCO, Avancini também comemorou nesse domingo o título de Sabrina Oliveira como campeão da categoria Feminina Sub-23 no XCO. Sabrina, assim como Ulan, também compete pela equipe Caloi / Henrique Avancini Racing.