Marca italiana combina guidão integrado com defletores aerodinâmicos no quadro para gerar um vortex que reduz a pressão e a resistência do ar
Fundada em 1885, uma das mais icônicas marcas italianas de bicicleta, a Bianchi, anunciou o lançamento de sua nova linha de estrada Oltre.
Composta por três modelos, a nova linha de bicicletas destaca-se por levar a questão da aerodinâmica a um novo paradigma, ao utilizar soluções para a redução da resistência do ar oriundas da Fórmula 1 e do MotoGP.
Totalmente diferenciada da Oltre XR4 que a precedeu, a nova Oltre conta com um novo quadro, cujo desenho foi projetado para levar as melhorias aerodinâmicas ao limite. Para isto, a Bianchi aproveitou-se da nova regulamentação da União Ciclística Internacional (UCI) – mais permissivas que as regras anteriores – para redesenhar totalmente as formas dos tubos do quadro, com tirantes traseiros que passam a ancorar-se na metade do tubo do selim e dando continuidade a uma extensão do mesmo que funciona como uma carenagem da roda traseira, de forma guiar adequadamente o fluxo de ar sem turbilhonamento.
A parte frontal da bike, destaca-se uma solução engenhosa que combina o uso de mesa e guidão integrado em uma única peça aerodinâmica, cujo desenho em ‘V’ guia o fluxo de ar gerando um vórtice para trás que reduz a pressão do ar na parte posterior da bike, gerando assim menor resistência durante a pedalada.
Na região da caixa de direção, um conjunto de deflectores de ar ajudam a reduzir o arrasto e amplificam a zona de baixa pressão criada pelo guidão integrado.
De acordo com informações da Bianchi, estas soluções resultaram em uma melhora de até 17,1 watts a 50 km/h se comparado a linha anterior Oltre XR4, o que se traduz em uma melhora de 45 segundos sobre uma distancia percorrida de 40 km.
Aerodinâmica e leve – Mesmo priorizando a aerodinâmica no desenvolvimento do quadro da nova Oltre, a Bianchi não abriu mão do baixo peso para sua nova estradeira topo de linha. Em sua montagem topo de linha, a Oltre RC não ultrapassa os 6,86kg de peso total. Para chegar a esse impressionante valor, a marca italiana desenvolveu boa parte de seus próprios componentes de montagem – sob a ‘grife’ Reparto Corse –, que inclui, além do cockpit integrado, as novas e leves rodas RC50 SPBTech e RC65 SPBTech (1.540g o par), além do novo selim RC139 que, seguindo a tendência dos principais fabricantes do mercado, utiliza a tecnologia de impressão 3D em sua construção.
Modelos e configurações – A nova Bianchi Oltre será oferecida em três modelo com configurações distintas: Oltre RC, Oltre Pro e Oltre, com preços entre 5.349 e 14.999 euros.
Bianchi Oltre RC
Especificações técnicas
Quadro | Oltre RC carbon aero shape, electronic drivetrain only, headset 1.1/4″”-1.1/4″”,BB-PressFit 86,5x41mm, integrated seat clamp, for flat mount caliper, internal cable routing for disc brakes, thru axle 12x142mm sizes 47-50-53-55-57-59cm |
Garfo | Full Carbon aero, Disc brakes, integrated head 1.1/4″, flat mount caliper, thru axle 12x100mm |
Canote | Oltre Full Carbon Aero special dimension seatpost, 20mm offset length: 280mm-47cm, 300mm-50/53cm, 350mm-55/61cm |
Guidão / mesa | Integrated aero handlebar , Carbon, drop 125mm, reach 80mm Ext: 90×400-47/50cm; 100×420-53cm; 110×420-55/57cm; 120×440-59/61cm |
Selim | Oltre Full Carbon Aero special dimension seatpost, 20mm offset length: 280mm-47cm, 300mm-50/53cm, 350mm-55/61cm |
Pedivela | Sram Red D1 12sp Power Meter double, 48/35, Crank Length: 170mm-47/54cm, 172.5mm-55/59cm |
Corrente | Sram Red D1 12sp |
Movimento central | Sram Press fit Road 86,5×41 |
Câmbio dianteiro | Sram Red eTap AXS D1 |
Câmbio traseiro | Sram Red eTap AXS D1 12sp |
Trocadores de marcha | Sram Red eTap AXS D1 12sp Hydraulic Disc Brake |
Freios | included in the shifter |
Rodas | Reparto Corse Carbon SPB 50mm profile, 700x21c, Reparto Corse Carbon SPB 65mm profile, 700x21c, XDR body |
Pneus | Pirelli Pzero ™ Race SL TLR , 28-622, 120 tpi – TLR, Techwall |