Prova de Mountain Bike será realizada dia 13 de novembro na Flona, com vagas limitadas a 150 competidores. Inscrições estão abertas
Brasília será sede, entre os dias 5 e 13 de novembro, dos Jogos Mundiais do Meio Ambiente 2022, evento que conta com o apoio da Secretaria de Esporte e Lazer (SEL) e reúne quatro modalidades esportivas: corrida cross-country, futevôlei, natação em águas abertas (travessia) e mountain bike cross-country (MTB), As inscrições para todas as modalidades são limitadas e já estão abertas no site oficial dos Jogos Mundiais do Meio Ambiente.No domingo (13/11), às 9 horas, será dada a largada do mountain bike cross-country. Limitada a 15 participantes, a prova será dividida em percursos de 25 km e 50 km, na Floresta Nacional de Brasília (Flona), em Taguatinga Norte, com acesso pela BR-070. O lugar é favorável a esportes ao ar livre, proporcionando um contato com a natureza e fácil acesso ao público.
“Esporte e meio ambiente jogam juntos. Brasília já provou ser uma academia a céu aberto, com muitos espaços ao ar livre para a prática de diversas atividades físicas. Modalidades esportivas praticadas fora de ambientes fechados aproximam as pessoas da natureza, aumentando a preocupação com a preservação. Fomentar iniciativas que, além de incentivar hábitos saudáveis, conscientizam sobre a necessidade de conservação é somar forças para projetar um futuro melhor em todos os aspectos”, declarou a secretária de Esporte e Lazer, Giselle Ferreira.
O projeto dos Jogos Mundiais do Meio Ambiente é inédito na Capital Federal. “O grande objetivo desse evento é a integração do homem com o meio ambiente através do esporte. Vislumbra-se também apontar a importância da preservação e do cuidado com o planeta que habitamos, bem como a possibilidade de usufruir da natureza sem causar danos, de forma plena e eficaz ao esporte e lazer”, afirma o diretor-executivo do evento, Freddy Carvalho.
“As modalidades esportivas que fazem parte dos Jogos Mundiais do Meio Ambiente instigam o homem por meio de barreiras naturais e do contato direto com alguns elementos imprevisíveis da natureza, como a terra, o ar e a água”, completa Carvalho.