Marca estadunidense resgata o nome Future Shock em um novo sistema capaz de oferecer até 30mm de curso de amortecimento sem grande acréscimo de peso
De olho no sempre crescente mercado de gravel bike, a Specialized anunciou hoje (20/10) o lançamento da nova Diverge STR, uma versão atualizada cujo destaque é a utilização de novo sistema de suspensão traseira composto por um canote de carbono flexível, um micro amortecedor e uma conexão entre ambos.Consideradas muitas vezes como uma ‘aberração’ por puristas no mundo graveleiro, as chamadas full suspension não são exatamente uma novidades entre as bicicletas gravel, mas a Specialized fez sua própria interpretação deste conceito, ao desenvolver uma bike que reúne a simplicidade de manutenção exigida nesta modalidade ciclística com o desejável conforto sobre terrenos irregulares, sem o acréscimo significativo do peso final.
Future Shock – Para os veteranos, o nome Future Shock lembra a época em que a Specialized chegou a desenvolver sua própria marca de shocks e garfos de suspensão. No desenvolvimento da nova Diverge STR, a marca do S rasgado resgatou o nome para utilizá-lo em um novo conceito de suspensão, que combina as características de flexibilidade de um canote de selim em carbono com um pequeno amortecedor hidráulico, ajustável, que atua apenas como controlador da velocidade de retorno do canote, que funciona como mola. Para fornecer a ligação entre os componentes, utilizou-se um tirante rígido.
Ao contrário das bicicletas full suspension convencionais, não há balança traseira independente e a absorção das vibrações é em boa parte realizada pela flexão do quadro e, principalmente, pelo canote.
De acordo com a Specialized, a solução encontrada vem sendo aprimorada há mais de cinco anos pelas mãos de Chris D’Aluisio, engenheiro de projetos da marca, que desenvolveu uma série de protótipos ao longo de dois anos antes de chegar ao design atual.
O novo sistema de suspensão Future Shock Rear adiciona cerca de 400 gramas ao peso total da bike que, graças a tecnologia empregada pela Specialized ao longo dos últimos anos, resulta em um quadro com 1.500 gramas, em seu tamanho 56. Em sua versão topo de linha (modelo S-Works Diverge STR), o peso total da bike é de 8,5 kg.
Geometria da Specialized Diverge STR
49 | 52 | 54 | 56 | 58 | 61 | |
---|---|---|---|---|---|---|
Braço do pedivela | 165mm | 170mm | 172.5mm | 172.5mm | 175mm | 175mm |
Comprimento do canote | 350mm | 350mm | 350mm | 350mm | 350mm | 350mm |
Largura do guidão | 380mm | 400mm | 420mm | 420mm | 440mm | 440mm |
Comprimento da mesa | 60mm | 70mm | 80mm | 90mm | 100mm | 100mm |
Largura do selim | 155mm | 155mm | 143mm | 143mm | 143mm | 143mm |
Stack | 569mm | 576mm | 593mm | 609mm | 633mm | 659mm |
Reach | 365mm | 374mm | 383mm | 392mm | 401mm | 410mm |
Tubo de direção | 100mm | 100mm | 115mm | 130mm | 155mm | 182mm |
Ângulo da caixa de direção | 70° | 70.5° | 71.25° | 71.75° | 71.75° | 71.75° |
Altura da caixa de centro | 270mm | 265mm | 265mm | 265mm | 265mm | 265mm |
Distância do pedivela | 80mm | 85mm | 85mm | 85mm | 85mm | 85mm |
Trail | 69mm | 66mm | 61mm | 57mm | 57mm | 57mm |
Stays | 429mm | 429mm | 429mm | 429mm | 429mm | 429mm |
Distância entre eixos | 1023mm | 1027mm | 1034mm | 1044mm | 1060mm | 1078mm |
Ângulo do tubo de selim | 74.5° | 74.25° | 74° | 74° | 74° | 74° |
Além de seus design único, o quadro da nova Diverge STR possui compatibilidade com rodas nas medidas 700 x 47c e 650b x 2,1″. O padrão adotado na instalação ca caixa de centro é o BSA de 68mm (rosca) e o diâmetro do canote de selim é de 27,2mm. A ancoragem dos freios a disco é no padrão flat mount.
Como não poderia faltar em um equipamento topo de linha da Specialized, o quadro conta ainda com compartimento de armazenagem SWAT, capaz de abrigar em seu interior acessórios como câmara de ar, ferramentas e uma bomba de CO².
Preços e disponibilidade – A nova Specialized Diverge STR será disponibilizada em três versões diferentes e na opção de quadro avulso:
- S-Works Diverge STR: 14,000 dólares
- Specialized Diverge STR Pro: 9,500 dólares
- Specialized Diverge STR Expert: 7,500 dólares
- Quadro S-Works Diverge STR: 6,000 dólares
Segundo a Specialized Brasil, a bike deverá desembarcar no Brasil entre os meses de outubro e novembro, por preços ainda não divulgados.