Competição faz parte da programação do MTB Weekend, que acontece entre os dias 2 e 4 de dezembro
A edição de 2022 do Campeonato Brasileiro de e-MTB, em Nova Lima (MG), promete dar o que falar. A disputa, que irá encerrar com chave de ouro o MTB Weekend e o calendário do mountain bike nacional, na tarde de domingo (4/12), terá muito provavelmente o pelotão mais forte de sua história, com diversos destaques do ciclismo nacional.Entre os homens, estão confirmados nomes bastante conhecidos dos entusiastas do ciclismo brasileiro, tais quais: Luiz Cocuzzi, Rubinho Valeriano, José Gabriel Marques, Renato Rezende, Lukas Kaufmann, Pedro Hilo, Albert Morgen, Gabriel Giovannini, Mário Couto, entre outros. Entre as mulheres, destacam-se nomes como Stefanye Lindolfo, Patrícia Loureiro, Marcela Lima, Letícia Coura, Fabiana Brandão, entre outras.
“O Brasileiro de bike elétrica com toda certeza será histórico. Nunca antes tivemos tantas feras do ciclismo competindo nessa modalidade. Além dos fortes nomes do mountain bike nacional, como Cocuzzi, Rubinho, Zé Gabriel, teremos também atletas que foram criados em outras modalidades, como Renato Rezende, que já disputou três jogos olímpicos no BMX, e o Gabriel Giovannini, bicampeão brasileiro de Downhill e campeão nacional também no Enduro. Será um show”, comemora Rogério Bernardes, organizador do MTB Weekend.
Brasileiro de e-Mountain Bike – A pista da disputa será praticamente a mesma do Campeonato Mineiro de XCO. A prova será realizada na Trilha Sauser, na área da CSUL que fica na Lagoa dos Ingleses em Nova Lima e terá pequenas alterações de uma prova para a outra. A categoria e-Bike terá desafios na descida e também desafios técnicos em subidas, se diferenciando da mountain bike convencional. Para isso, o Projeto Trilhas vem criando trechos desafiadores de subidas, para que os atletas consigam utilizar ao máximo as suas bicicletas elétricas.
O Brasileiro de e-Mountain Bike será responsável por encerrar a competição na tarde de domingo (4/12). Às 14h, começam as corridas das elites Masculina e Feminina no circuito de Cross-Country Olímpico (XCO). Para participar, os atletas devem ser filiados acima de 19 anos. Todas as bicicletas terão suas velocidades aferidas, e devem chegar configuradas com limite de 25 km/h. Há ainda outras 12 categorias para a galera se divertir, com idade começando em 12 anos na Teen, até os mais experientes acima de 50 anos, na Veterano. Nessas categorias, as bikes não serão conferidas e podem participar com qualquer configuração. Todas as categorias possuem vagas limitadas.
Programação completa
Sexta-feira – 02/12
- 8h30 às 18h – Secretaria aberta
- 12h30 às 14h30 – Treino Campeonato Brasileiro e-MTB
Sábado – 03/12
- 14h15 às 16h00 – Treino oficial e-Bike MTB (exceto na largada e chegada pois estará acontecendo o Desafio Nova-limense de Maratona)
Domingo – 04/12
- 10h – Desafio Novalimense e-Bike MTB – Categorias femininas (Teen, Expert, Cadete, Master 1, Master 2, Veterano)
- 12h – Desafio Novalimense e-Bike MTB – Categorias masculinas (Teen, Expert, Cadete, Master 1, Master 2, Veterano)
- 14h – Campeonato Brasileiro e-Bike MTB – (Masculina e feminina)