Redução do quadro de funcionários faz parte da estratégia da empresa em fronte à crise mundial do mercado de bicicletas
Um dos maiores fabricantes de bicicletas do planeta, a estadunidense Specialized anunciou esta semana uma redução de 8% no número de seus funcionários em todo o mundo. De acordo com comunicado emitido à imprensa, a medida foi tomada em face à necessidade da empresa de se adaptar à nova realidade do mercado de bikes.“Nossa prioridade é atender melhor os ciclistas, varejistas e comunidades e proporcionar aos nossos parceiros melhores possibilidades de inovar e crescer. Agora é a hora de nos adaptarmos à realidade atual e tomar algumas decisões extremamente difíceis para nós”, disse Scott Maguire, CEO da Specialized.
Ainda de acordo com a Specialized, as demissões serão efetuadas nas mais diversas áreas internas, incluindo suas unidades de montagem e lojas de propriedade da marca.
Enfrentamento à crise – O anúncio das demissões é apenas mais um capítulo dos problemas enfrentados pela Specialized diante da crise global no mercado de bicicletas que teve seu auge no período pós-pandemia. Em dezembro do ano passado, o fabricante já havia anunciado o cancelamento de seu programa global de ‘embaixadores’, que patrocinava atletas formadores de opinião para divulgarem a marca.
Nos últimos anos, a marca tem investido pesadamente na estratégia de aquisição de lojas próprias e vendas diretas B2C, deixando muitos de seus antigos parceiros lojistas de lado.
“Com a economia global mudando mais rápido do que o previsto, o reajuste da nossa empresa permitirá que a marca invista em setores estratégicos, como a inovação e desenvolvimento de novos produtos”, disse Maguire.