Com capacidade para 7 mil bikes, mega construção foi construída parte sob o solo, parte sob um antigo canal da capital holandesa
Cidade que possui mais bicicletas do que pessoas, Amsterdã conta com um dilema urbano particular: o enorme déficit de vagas e paraciclos, principalmente na zona central da cidade. Segundo estimativas recentes, 63% dos mais de 820 mil habitantes da cidade realizam ao menos uma viagem diária sobre a bike.Een kijkje in de nieuwe (en grootste) fietsenstalling van onze stad! 🚲 Deze is vandaag geopend en ligt aan de centrumkant van het Centraal Station.
↔️In totaal is hier ruimte voor 7.000 fietsen.
📅Op 28 januari vieren we de vernieuwing van het Stationseiland. Ben jij er bij?🎉 pic.twitter.com/HIvJ9NelTf
— Gemeente Amsterdam (@AmsterdamNL) January 25, 2023
Foi para resolver esse problema, a prefeitura de Amsterdã inaugurou neste última quarta-feira (25/01) um novo e moderníssimo estacionamento subterrâneo com capacidade para até 7 mil bicicletas.
Chamada de Stationsplein, o novo estacionamento foi projetado pelo estúdio de design holandês wUrck Achitecture e demorou quatro anos para ficar pronto. Parte de sua estrutura foi construída sob as águas de uma canal. Para isto, os trabalhadores drenaram a água em frente à estação para inserir o piso da garagem e instalar colunas gigantes que sustentam o telhado submerso.
Sua localização, próxima à Estação Central de Amsterdã, dará acesso direto aos passageiros que forem acessar o metrô. O projeto custou ao todo 60 milhões de euros (aproximadamente 331 milhões de reais).
Confira o vídeo que registra a construção do estacionamento em time lapse:
De grootste fietsenstalling 🚲🚲🚲 van onze stad opent eind januari de deuren. Om de stalling te bouwen moest het water worden weggepompt uit het Open Havenfront. Bekijk 4️⃣ jaar werk in 6️⃣0️⃣ seconden. pic.twitter.com/J1GJM6PYmZ
— Gemeente Amsterdam (@AmsterdamNL) January 13, 2023
Com abertura ao público programada para hoje (28/01), o estacionamento será gratuito nas primeiras 24 horas e, após este período, terá o custo de 1,35 euros (cerca de R$ 7,45).