26 de dezembro de 2024
Shimano
Foto: Divulgação / Shimano

Shimano registra alta de 16% nas vendas no ano passado

Na contramão da crise global no mercado de bicicletas, gigante japonesa bate recorde de faturamento em 2022

Na contramão dos problemas enfrentados no mercado global de bicicletas, a gigante japonesa Shimano registrou um aumento de 16% nas vendas em 2022. Em seu relatório financeiro referente ao ano passado, publicado na última terça-feira (14/02), a Shimano disse que,  embora o boom do ciclismo iniciado durante o período da pandemia tenha mostrado sinais de desaceleração, a demanda por bicicletas permanece acima dos níveis pré-Covid.

Sobre as questões de problemas com a falta de peças e insumos enfrentadas pelo comércio global de bicicletas, a Shimano explica que os estoques de bicicletas de ponta permaneceram baixos no quarto trimestre, enquanto os estoques de bicicletas de médio e baixo custo aumentaram. Para o fabricante, as vendas no mercado europeu de bicicletas permaneceram firmes graças a um forte interesse em bicicletas com o surgimento do Coronavírus, mas não houve uma preocupação do mercado com os problemas de excesso de estoque.

Aquecimento nas vendas – Apesar do clima econômico incerto, alimentado em parte pela guerra na Ucrânia, a Shimano aumentou suas vendas líquidas no segmento de bicicletas em 16,6% em relação ao ano anterior, para 517 bilhões de ienes (cerca de 3,8 bilhões de dólares), tornando 2022 um ano recorde para a marca.

O relatório financeiro da Shimano registrou que embora o forte interesse por bicicletas durante a pandemia de Covid-19 tenha mostrado sinais de arrefecimento, a demanda por bicicletas permaneceu acima dos níveis pré-Covid. Em termos de estoques de mercado de bicicletas completas, os de bicicletas de alto padrão permaneceram em um nível baixo. Enquanto isso, os níveis de estoque de bicicletas de classe média aumentaram, seguindo os das bicicletas de classe básica.

O relatório compara ainda os cenários Europeu e Norte-Americano do mercado de bicicletas, destacando que na Europa, as vendas de bicicletas e produtos relacionados a bicicletas permaneceram firmes, em parte apoiadas pela forte demanda. Apesar da escassez de estoques de bicicletas completas, especialmente e-bikes e modelos de estrada de alta qualidade, os estoques do mercado permaneceram relativamente altos.

Já no mercado norte-americano, embora a demanda tenha sido firme, os estoques do mercado permaneceram acima dos níveis adequados devido ao ajuste da oferta de bicicletas completas.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização