Com 8km de extensão, Ciclovia do Trabalhador passa ao longo de ferrovia responsável pelo desenvolvimento econômico do município de Arapiraca, a Capital do Agreste
Município mais importante do interior alagoano, Arapiraca desenvolveu-se devido a sua linha férrea, que escoava o principal produto de exportação da cidade, o fumo. Com a desativação da linha nas década de 1980 e 1990, desde então restaram apenas trilhos sucateados e uma estação subutilizada, que a prefeitura municipal está reformando e transformando na Ciclovia do Trabalhador, um novo espaço de lazer e de mobilidade urbana.A primeira etapa da obra foi entregue na semana passada, quando foram entregues 400 metros de ciclovia, paisagismo, bicicletário e postes com iluminação em LED, implantados ao longo da antiga ferrovia.
Ao longo do percurso, placas informativas no piso contam a história da implantação da rede ferroviária de Arapiraca e sua importância para o desenvolvimento da Capital do Agreste, como o município é conhecido. No primeiro trecho inaugurado, foram colocadas quatro placas e a previsão é que mais duas sejam instaladas.
Após sua conclusão, a Ciclovia do Trabalhador de Arapiraca terá um total de 8 km de extensão, interligando 11 bairros do município.