Equipada com motor de 90Nm de torque e bagageiro com capacidade para 20kg de carga, nova e-bike full suspension da Specialized é a escolha ideal para viagens off-road
A Specialized anunciou o lançamento de um novo modelo de bicicleta eletricamente assistida (e-bike) desenvolvida para ser um verdadeiro veículo utilitário de duas rodas. Trata-se da nova Turbo Tero X, uma full suspension que alia conforto em diversos tipos de terreno, alta capacidade de carga e autonomia de uso.Construída a partir de um quadro em liga de alumínio que utiliza um sistema de suspensão de pivô único — ao contrário dos outros modelos da marca, que utilizam o consagrado sistema FSR —, a Turbo Tero X aposta na simplicidade de uso e facilidade de manutenção, de forma oferecer uma boa combinação de conforto e capacidade de carga. A balança traseira do quadro conta com 120mm de curso de suspensão, e a parte frontal utiliza garfo com 130mm de curso.
O quadro conta com diversos pontos de ancoragem para instalação de suportes de garrafa, bomba, cadeados e similares. Além do ponto de suporte de caramanhola principal (instalado embaixo do tubo superior e não no tubo diagonal como é comum), o quadro conta com 4 roscas extras no triângulo dianteiro, além de mais dois situados abaixo do amortecedor traseiro.
Sobre a roda traseira, fica instalado um rack com capacidade para até 20kg de carga total, com engate para a instalação de alforjes e bolsas. A Specialized Turbo Tero X vai ainda equipada de série com paralamas, descanso e sistema de iluminação frontal e traseiro integrado.
Motor, potência e autonomia – A Specialized Turbo Tero X vem equipada com um motor proprietário de 250W e torque máximo de 90Nm, alimentado por uma bateria de até 710Wh. De acordo com o fabricante, dependendo do modo de condução e de assistência utilizado, a autonomia da bicicleta pode chegar até a 130km a 25km/h, ou até 110km a 32km/h.
O gerenciamento dos modos de assistência e demais configurações da bikes são realizadas por meio de uma central de controle localizada no guidão da bike. Além dos modos automáticos Eco, Trail e Turbo, a Turbo Tero X conta com a opção Microshift, que possibilita ao usuário ajustar o nível de assistência do motor em incrementos de 10 por cento.
Interatividade – Por meio do aplicativo Mission Control, é possível ampliar a experiência de controle sobre a bike, através de funções de diagnóstico e atualizações de firmware, além de controlar o sistema de iluminação e até mesmo bloquear remotamente a bicicleta e acionar alarmes em caso de roubo.
Modelos, preços e disponibilidade – Serão disponibilizados três variações da nova Specialized Turbo Tero X: a Turbo Tero X 6.0, Turbo Tero X 5.0 e a Turbo Tero X 4.0, diferenciadas conforme configurações abaixo. No Brasil, apenas a versão Turbo Tero X 4.0 encontra-se disponível, ao preço de R$ 45.990,00.
Specialized Turbo Tero X 6.0
Especificações técnicas
Garfo: | RockShox Lyric Select+, 130mm |
Amortecedor traseiro: | RockShox Deluxe Select+ 45x190mm |
Motor: | Specialized Full Power 2.2, 250W / 90Nm |
Bateria: | 710Wh |
Transmissão: | SRAM X01 Eagle, 12-speed |
Freios: | SRAM Code RSC, 4-piston caliper, hydraulic disc, 200mm |
Rodas: | Roval Traverse 27.5, hookless alloy, 30mm inner width, tubeless ready |
Pneus: | Ground Control Grid T7, 2Bliss Ready |
Luz dianteira: | Lezyne ebike Super HB STVZO E1000, 1,000 lumen, 12V |
Luz traseira: | Lezyne ebike fender brake alert STVZO, 12V |
Guidão: | Specialized Trail, 6061 alloy, 8-degree backsweep, 6-degree upsweep, 27mm rise, 31.8mm clamp |
Mesa: | Specialized Stealth Stem, alloy, 14 deg, 31.8mm |
Canote: | X-Fusion Manic, handlebar remote, 34.9mm |
Peso: | 26.4kg |
Specialized Turbo Tero X 5.0
Especificações técnicas
Garfo: | RockShox 35 Silver TK, lockout, 130mm, mudguard mounts |
Amortecedor traseiro: | RockShox Deluxe Select R, 45x190mm |
Motor: | Specialized 2.0, 70Nm torque, 250W |
Bateria: | Specialized U2-710, 710Wh |
Transmissão: | SRAM GX Eagle, 12-speed |
Freios: | SRAM Code R, 4-piston caliper, hydraulic disc, 220mm |
Rodas: | Roval Traverse 27.5, hookless alloy, 30mm inner width, tubeless ready |
Pneus: | Ground Control Grid T7, 2Bliss Ready |
Luz dianteira: | Lezyne ebike super STVZO E600, 600 Lumen, 12V |
Luz traseira: | Lezyne ebike fender rear STVZO, 12V |
Guidão: | Specialized Trail, 6061 alloy, 8-degree backsweep, 6-degree upsweep, 27mm rise, 31.8mm clamp |
Mesa: | Specialized Stealth Stem, alloy, 14 deg, 31.8mm |
Canote: | TranzX dropper, 34.9mm |
Peso: | 27.2kg |
Specialized Turbo Tero X 4.0
Especificações técnicas
Garfo: | RockShox Recon Silver RL, lockout, 130mm, mudguard mounts |
Amortecedor traseiro: | RockShox Deluxe Select R, 45x190mm |
Motor: | Specialized 2.0E, 50Nm torque, 250W |
Bateria: | Specialized U2-530, 530Wh |
Transmissão: | SRAM SX Eagle, 12-speed |
Freios: | SRAM G2 RE, E-MTB specific brake, 4-piston caliper, hydraulic, 200mm rotor |
Rodas: | Roval Traverse 27.5, hookless alloy, 30mm inner width, tubeless ready |
Pneus: | Ground Control Grid T7, 2Bliss Ready |
Luz dianteira: | Lezyne ebike Classic STV50 E500, 500 Lumen, 12V |
Luz traseira: | Lezyne ebike Classic STV50 E500, 500 Lumen, 12V |
Guidão: | Specialized Trail, 6061 alloy, 8-degree backsweep, 6-degree upsweep, 27mm rise, 31.8mm clamp |
Mesa: | Specialized Stealth Stem, alloy, 14 deg, 31.8mm |
Canote: | TranzX dropper, 34.9mm |
Peso: | 26.7kg |