Com seu quadro de apenas 770g, nova linha 2023 Lab71 comporta-se como uma bike aero nas subidas e como uma escaladora nos sprints
Uma das bicicletas mais cobiçadas do mercado acaba de receber um upgrade que a deixou ainda mais atrativa, com o lançamento da 4ª geração da Cannondale SuperSix EVO.Para a atual temporada, a Cannondale redesenhou o quadro da SuperSix EVO, deixando-o mais leve (770 gramas no tamanho 56) e tão aerodinâmico quanto a SuperSlice, modelo de bicicleta especificamente aero da marca.
Outro detalhe interessante no novo quadro é o abandono do padrão press-fit de instalação do movimento central, dando lugar ao sempre confiável padrão BSA (rosca).
Em sua montagem premium, com componentes eletrônicos Shimano Dura-Ace Di2, a nova Cannondale SuperSix EVO cravou um peso total de 6,8kg (peso mínimo permitido pela UCI).
Lab71 – A quarta geração da SuperSix EVO é a primeira criação do mais novo projeto da Cannondale, o Lab71, bandeira sob a qual os modelos topo de linha da marca passarão a fazer parte, a exemplo do que já ocorre com sua concorrente Specialized e sua grife S-Works.
O nome do projeto Lab71 remonta ao ano de fundação da Cannondale, quando seu fundador Joe Montgomery se esforçava em reduzir cada grama desnecessária e levar suas criações ao limite que a tecnologia de fabricação de bicicletas permitia na época.
O quadro da Lab71 SuperSix EVO utiliza um novo composto de fibra de carbono denominado Series O, que utiliza novas resinas nano tecnológicas e uma laminação mais elaborada, que possibilita superar os desafios de rigidez e absorção com o mínimo peso final possível.
Aerodinâmica – A silhueta do quadro da nova SuperSix EVO é muito semelhante ao do modelo anterior, embora o tubo inferior tenha sido remodelado e a interface entre quadro e garfo simplificada. Chama a atenção em particular o design do tubo da caixa de direção e o trabalho minimalista da parte inferior do tubo do selim.
Componentes dedicados – A busca por uma maior eficiência aerodinâmica implica não apenas no design do quadro, mas também com sua integração com os demais componentes da bike, conceito surgido ainda nas versões anteriores da linha SuperSix EVO e que implica no uso de conjunto de rodas e cockpit criados para funcionar em consonância com o quadro.
A nova Cannondale SuperSix EVO vem equipada com as novas rodas Hollowgram R50, com perfil de 50mm e largura interna de 21mm. Disponíveis nas versões R50 e R50 SL, as rodas pesam, respectivamente, 1.520 e 1.620 gramas (o par) e utilizam cubos DT Swiss 240 (modelo R50 SL) e DT Swiss 350 (modelo R50).
No cockpit, a nova SuperSix EVO utiliza o novo conjunto de mesa e guidão integrados SystemBar R-One, desenhado pelo estúdio automobilístico Momo Design.
Especificações técnicas
Quadro e cockpit | |
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Quadro: | LAB71 SuperSix EVO, Ultralight Series 0 Carbon, integrated cable routing w/ Switchplate, 12×142 Syntace thru-axle, BSA 68mm threaded BB, flat mount disc, integrated seat binder, SmartSense compatible |
Garfo: | LAB71 SuperSix EVO, Ultralight Series 0 Carbon, integrated crown race, 12x100mm Syntace thru-axle, flat mount disc, internal routing, 1-1/8″ to 1-1/4″ Delta steerer, 55mm offset (44-54cm), 45mm offset (56-61cm) |
Caixa de direção: | Integrated, 1-1/8″ – 1-1/4″ |
Guidão / Mesa: | Cannondale SystemBar R-One – low drag, full carbon integrated bar/stem, internal routing |
Fita de guidão: | Fizik Tempo Bondcush Soft, 3mm |
Selim: |
Fizik Vento Argo 00 Carbon
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Canote de selim: | Cannondale C1 Aero 40 Carbon, 0mm offset (44-48cm), 20mm offset (51-61cm) |
Transmissão | |
Câmbio traseiro: | Shimano Dura-Ace Di2 R9250 |
Câmbio dianteiro: | Shimano Dura-Ace Di2 R9250 |
Trocadores: | Shimano Dura-Ace Di2 R9270, wireless, 2×12 |
Corrente: | Shimano Dura-Ace, 12-speed |
Pedivela: | Shimano Dura-Ace R9200, 52/36 |
Cassete: | Shimano Dura-Ace R9200, 11-30, 12-speed |
Movimento central: | CeramicSpeed BSA for Shimano Road, Coated Version |
Freios | |
Pinças: | Shimano Dura-Ace R9270, 160/140mm MT900 rotors |
Manetes: | Shimano Dura-Ace Di2 R9270 hydraulic disc |
Rodas | |
Aros: | HollowGram 50 R-SL, Carbon, 20h front, 24h rear, 50mm deep, 21mm inner width, tubeless ready |
Raios: | DT Swiss Aerolite, straight-pull |
Cubos: | (F) HollowGram, sealed bearing 12x100mm centerlock / (R) HollowGram, 12x142mm centerlock w/ DT Swiss 240 internals |
Pneus: | Continental Grand Prix 5000, 700x25c |
Preço e disponibilidade – A nova Cannondale SuperSix EVO LAB71 chega ao mercado com uma única opção de grafismo denominado Marble Oxblood e sete tamanhos de quadro (44, 48, 51, 54, 56, 58 e 61). Ainda sem previsão de lançamento no Brasil, a nova bike topo de linha da Cannondale será comercializada na Europa ao preço de 14.999 euros.