Maior festival da bike da América Latina acontece entre os dias 17 a 20 de agosto, no Memorial da América Latina em São Paulo
A cidade de São Paulo será palco pelo 13° ano do maior festival de bike da América Latina. Em sua edição 2023, o Shimano Fest terá um crescimento 19% na área da feira em relação ao ano passado, resultando em um maior número de atrações.Além da feira de produtos e negócios, do esporte e de atrações para toda a família, o Shimano Fest também se consolida como um centro para discussões que permeiam tanto a vida dos ciclistas como da sociedade em geral. Temas como mobilidade, segurança, saúde, bem-estar e sustentabilidade serão tratados sob a ótica da transformação, tanto de mundo quanto sobre como as pessoas se relacionam nos espaços e entre si. Para isso, foi criada a hashtag #biketransforma.
“Passamos por um momento de incertezas durante a pandemia. Porém, a bicicleta superou estigmas de modismo e surgiu ainda mais forte. Ao longo de seus 200 anos de história, essa magrela tem trazido felicidade e um monte de coisas boas. Trouxe independência e liberdade de movimento, estendeu nossos horizontes, nos encheu de orgulho e realizações. Ultimamente, tem nos dado oportunidades também, criando vagas de emprego, gerando novos negócios para empresas de todos os tamanhos, novas ou tradicionais. É por isso que nós, do Shimano Fest, acreditamos que a bike realmente transforma”, afirma Susana Martin, gerente de marketing da Shimano Latin America.
Três pilares – A edição 2023 do Shimano Fest está baseada em três pilares: entretenimento, negócios e social & meio-ambiente. Esses temas serão trabalhos em diferentes espaços, são eles: Arena Kids, Arena Radical, Estúdio Streaming, Palco Diversidade, Palco Show, Test-Ride, Competição MTB Short Track, Praça de Alimentação, além do Pedal Santuu & Shimano.
Para divertir ciclistas, futuros ciclistas, seus amigos e familiares, o Shimano Fest conta com arena exclusiva para crianças, test-ride de bikes, shows musicais, ativações com brindes e brincadeiras, exposição de produtos e bikes, esportes (manobras de BMX e competição de MTB, inclusive para PCD’s), praça de alimentação, além de passeio de bicicleta, o maior da cidade de São Paulo.
Outro ponto importante para o Shimano Fest é acolher bem aos visitantes de outras cidades, estados e países vizinhos. Para isso, fechou uma parceria com a Quickly Travel para oferecer descontos em passagens e hospedagens, passeios por São Paulo e atividades antes ou pós-evento, além de pacotes para empresas em acomodações, viagens e transfers dentro da capital paulista.
Números superlativos – Em relação aos negócios, com o aumento da área e consequente ampliação de expositores, a expectativa é superar os ótimos números da edição passada. Em 2022, foram R$ 45 milhões de volume de negócios, 230 marcas e 13.800 lojistas em visita ao Shimano Fest. O público total bateu na casa das 48.800 pessoas, que vieram de todo o Brasil e países como Estados Unidos, Argentina, Portugal, Uruguai e Espanha.
O investimento em temáticas sociais e sustentáveis só tem feito crescer no Shimano Fest. E seguirá desta forma em 2023, seguindo as pegadas das ações do ano passado, quando foram arrecadadas cinco toneladas de alimento. O material usado durante a feira será reciclado ou receberá o descarte adequado quando não puder ser reaproveitado.
A Shimano incentiva os parceiros e expositores a fazer a sua parte para não gerar, reduzir e separar os resíduos corretamente durante o festival. E faz o mesmo, dando o exemplo em diversas frentes. Por exemplo: parte dos resíduos coletados no Shimano Fest 2022 se transformou em agendas com materiais sustentáveis, como capa produzida em bambu e folhas de papel reciclado, e doadas para as professoras da escola pública EMEI Gabriel Prestes, que participaram da Aula Prática de Redução e Separação correta dos resíduos recicláveis e não recicláveis.
Da mesma forma como nos anos anteriores, a programação do Shimano Fest será dividida em dois momentos. Nos dias 17 e 18, quinta e sexta-feira, a feira de negócios será exclusiva para profissionais do mercado. No final de semana, dias 19 e 20, o festival é aberto para todo o público. Os horários são de 10h às 20h de quinta à sábado e 10h até 17h no domingo.