Etapa de abertura foi realizada neste fim de semana, em Itabirito (MG)
Estive neste último fim de semana em Itabirito (MG), para competir na etapa de abertura da Internacional Estrada Real. Prova com o XCC (Short Track) e o XCO (Cross-Country Olímpico) para nós da Elite, onde optei apenas por correr o XCO no domingo.Tivemos pela frente, no XCO, um percurso bem duro. Eu dividi a pista em duas partes, a primeira alça em que a gente pegava uma descida até um pouco traiçoeira. Não adiantava acelerar e ir no limite, porque pelo seu terreno, cheio de cascalhos, tínhamos que ter mais precaução e arriscar o menos possível.
Depois, uma subida longa de estrada, com cascalhos e vala. Ali, você tinha que entrar nessa parte poupando o máximo possível de energia, para fazer outra alça da pista, com uma descida mais fluída e em seguida outra subida. Ou seja, o circuito se resumia em duas subidas bastante longas.
O calor era também um grande desafio que nós enfrentamos. Defini bem o meu setup de bicicleta, usando uma coroa 32, utilizando o Kenda Booster 2.4 na dianteira o Honey Badger também da Kenda na traseira, com calibragem intermediária, para ter um grip bom.
Analisei as adversárias nas primeiras voltas, para depois impor meu ritmo. Um bom aprendizado, para pensar bem nas estratégias e limites, poder observar onde preciso melhorar, para esse primeiro bloco de provas importantes, neste primeiro semestre do ano.
Minha próxima prova agora acontece em pouco mais de duas semanas, quando competirei a etapa de 20 anos de Araxá. Um local especial, porque foi lá que praticamente começou minha história como ciclista profissional, em 2010. Na sequência, o Pan-Americano de Congonhas, no último fim de semana do mês de abril.