Pesando apenas 1.2kg, motor Mavic X-Tend foi desenvolvido em parceria com a BMC e marca a entrada do fabricante francês no mercado de bicicletas eletricamente assistidas
Um dos maiores fabricantes de rodas e componentes para bicicletas de alta performance do planeta, a Mavic anunciou sua entrada no crescente e disputado mercado de motorização para e-bikes.Desenvolvido ao longo de quatro anos de parceria com o fabricante de bicicletas suíço BMC, o novo motor Mavic X-Tend marca os primeiros passos da marca francesa rumo a uma concorrência contra nomes de peso como Shimano, Bosch, Yamaha e Bafang e seu protótipo foi apresentado oficialmente ao público como o motor para e-bikes de montagem central mais leve do mercado.
Leve e compacto, o Mavic X-Tend pesa apenas 1,8kg, Somado à sua bateria e caixa de centro, o conjunto não ultrapassa os 3.2kg, o que, ao menos teoricamente, possibilita montar uma e-bike de estrada com menos de 10kg de peso total.
Outra vantagem do novo motor é o design simplificado, que possibilita aos fabricantes de bicicletas maior facilidade em acomodar o motor no quadro da bike.
Para proporcionar um nível de assistência natural e fluido, o motor X-Tend conta com um medidor de potência convencional integrado, no lugar dos sensores eletrônicos utilizados pela maioria dos motores disponíveis no mercado. Ao todo, o motor Mavic X-Tend oferece quatro diferentes níveis de assistência: 30%, 60% e 120%, além do modo Boost, com até 150% de assistência elétrica.
Quando chega? – Ainda em fase de protótipo, o novo motor X-Tend deverá equipar modelos de bicicletas de estrada a partir de 2025, de acordo com previsão da Mavic.
O novo motor só será disponibilizado para fabricantes de bicicletas e não para o consumidor final.