Com novo sistema de suspensão, MTB topo de linha da Specialized deixa de contar com o sistema de amortecimento ‘inteligente’ que a equipou nos últimos 20 anos
A Specialized anunciou nesta quinta-feira (20/04) o lançamento mundial da sua linha 2024 de sua consagrada bicicleta full suspension topo de linha, a Epic WC, cujo principal destaque é o abandono, após vinte anos, de seu tão amado quanto polêmico amortecedor traseiro Brain.Lançado comercialmente em 2002, o sistema de amortecimento ‘inteligente’ Brain adotado pela Specialized nas bicicletas full suspension da linha Epic utiliza uma válvula de inércia que bloqueia o fluxo do óleo no interior do amortecedor, criando uma plataforma de pedalada estável nos terrenos lisos e suaves. Quando encontra uma força de impacto vinda de baixo – causada pelas irregularidades do terreno –, a mesma válvula abre-se automaticamente, permitindo que a suspensão destrave.
Apesar de dispensar o tradicional sistema de bloqueio remoto manual, o Brain trouxe consigo uma série de outros problemas como manutenção cara e complicada, além de exigir uma ajuste mais preciso e moroso para otimizar seu funcionamento.
Novo sistema de suspensão traseiro – Em sua linha Epic 2024, a Specialized abre mão do Brain para adotar em seu lugar um sistema de suspensão cujo amortecedor traseiro fica semi-integrado ao tubo superior, aliado a uma balança traseira com seatstays sem pivô, em uma solução um tanto quanto parecida com a adotada pela Trek em suas bicicletas da linha Supercaliber.
Para garantir uma perfeita sintonia entre uma plataforma de pedalada estável e a sensibilidade necessária nos terrenos irregulares, o amortecedor traseiro RockShox SID WCID conta com ajuste individual de suas câmaras de ar positiva e negativa.
Na parte frontal, a nova Specialized Epic conserva o garfo RockShox SID com válvula de inércia Brain, dispensando o uso de travas de acionamento manual.
De acordo com o fabricante, a nova Epic WC tem ‘esperteza’ de uma bicicleta hardtail combinada com a capacidade de engolir as trilhas, onde o ciclista poderá ajustar o comportamento da suspensão de acordo com o perfil do terreno que irá rodar.
Ajuste diferenciado – Devido às características de engenharia da Epic WC, seus 75 mm de curso se comportam como se fossem muito mais. Quando essa bike é configurada em sua posição mais firme, ela não gera SAG, dessa forma acaba proporcionando efetivamente o mesmo curso positivo de suspensão de uma bicicleta com 100 mm configurada com 25% de SAG.
A progressão natural da mola pneumática, combinada com um bumper de elastômero customizado que impede que o amortecedor atinja o fim do seu curso, gera uma parábola acentuada na curva de progressividade do amortecimento, evitando que o pistão bata na parede do canister nos impactos mais severos. Comparada com uma hardtail ou com mountain bikes com menor curso de suspensão, a Epic WC mantém os pneus no chão uma porcentagem maior do tempo, o que se traduz diretamente em mais controle e velocidade.
Cockpit integrado – A nova Specialized Epic WC 2024 vem equipada com um cockpit que inclui conjunto de guidão e mesa integrados em fibra de carbono de alta modulação, com geometria testada e aprovada nas principais provas do circuito mundial de MTB Cross-Country.
Priorizando a leveza e o design, a Epic WC vem equipada com canote de carbono Control SL, com 415mm e offset de 0mm.
Preço e disponibilidade – Lançada globalmente nesta quinta-feira, 20 de abril, a nova Epic WC será comercializada em duas versões, a S-Works Epic WC (R$ 114.900,00) e Epic WC Pro (R$ 89.990,00).
S-Works Epic World Cup
Especificações técnicas
Quadro | |
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Quadro | S-Works FACT 12m Carbon, WCID suspension design, Progressive XC Race Geometry, Rider-First Engineered™, threaded BB, 12x148mm UDH compatible rear spacing, internal cable routing, 75mm of travel |
Amortecedor traseiro | RockShox-Specialized SIDLuxe WCID Ultimate, Ride Dynamics Developed, Independent negative spring, Rebound Adjust, 215x40mm |
Garfo | RockShox SID SL ULTIMATE BRAIN, Top-Adjust Brain damper, Debon Air, 15x110mm, 44mm offset, 110mm Travel |
Blocagem do canote | Specialized Alloy 34.9, Titanium Bolt |
Transmissão | |
Trocadores de marcha | SRAM POD AXS controller |
Cassete | SRAM CS-1299 Cassette, 12-speed, 10-52t |
Movimento central | SRAM DUB, BSA 73mm, Threaded |
Pedivela | Quarq XX SL power meter crankset, Carbon, 168 Q-Factor, DUB, 170/175mm, 34T |
Corrente | SRAM XX SL Eagle |
Câmbio traseiro | SRAM XX SL Eagle Transmission |
Coroa | 34t |
Cockpit | |
Selim | Body Geometry S-Works Power, carbon fiber rails, carbon fiber base |
Guidão | Roval Control SL Integrated cockpit, 60mm/70mm X- 12 degree integrated stem, 8-degree backsweep, 1 degree upsweep, 760mm wide |
Canote do selim | Roval Control SL carbon seatpost, Two-bolt clamp, 0mm offset, 415/370mm x 30.9 |
Manoplas | Specialized Trail Grips |
Rodas | |
Cubo traseiro | Roval Control SL, DT Swiss 180 Internals, DT Swiss Ratchet EXP, Ceramic bearings, 12mm thru-axle, 148mm spacing, 24h straight-pull t-head |
Cubo dianteiro | Roval Control SL, DT Swiss Internals, Ceramic Bearings, 6-bolt, 15mm thru-axle, 110mm spacing, Torque caps, 24h straight pull t-head |
Raios | DT Swiss Aerolite Straight-pull t-head |
Aros | Roval Control SL, Carbon offset design, 29mm internal width, 4mm hook width, Tubeless ready, 24h |
Pneu traseiro | Specialized Renegade, Control Casing, T5 Compound, 29×2.35 |
Pneu dianteiro | Specialized S-Works Fast Trak, S-Works Casing, T5/T7 Compound, 29×2.35 |
Câmaras de ar | Specialized Turbo Tube |
Freios | |
Freio dianteiro | SRAM Level Ultimate, 2-piston caliper, hydraulic disc, stealth, 180/160mm rotor |
Freio traseiro | SRAM Level Ultimate, 2-piston caliper, hydraulic disc, stealth, 160mm rotor |
Epic World Cup Pro
Especificações técnicas
Quadro | |
---|---|
Quadro | S-Works FACT 12m Carbon, WCID suspension design, Progressive XC Race Geometry, Rider-First Engineered™, threaded BB, 12x148mm UDH compatible rear spacing, internal cable routing, 75mm of travel |
Amortecedor traseiro | RockShox-Specialized SID Luxe WCID Ultimate, Ride Dynamics Developed, Independent negative spring, Rebound Adjust, 215x40mm |
Garfo | RockShox SID SL Ultimate Brain, Top-Adjust Brain damper, Debon Air, 15x110mm, 44mm offset, 110mm Travel |
Blocagem do canote | Specialized Alloy 34.9, Titanium Bolt |
Transmissão | |
Trocadores de marcha | SRAM POD AXS controller |
Cassete | SRAM XS 1295, 12 speed, 10-52 |
Movimento central | SRAM DUB Threaded Wide |
Pedivela | SRAM XO Eagle, Quarq Spindle power meter, DUB, 170/175mm, 34t |
Corrente | SRAM XO Eagle |
Câmbio traseiro | SRAM X0 Eagle Transmission |
Coroa | 34t |
Cockpit | |
Selim | Body Geometry Power Expert |
Guidão | S-Works Carbon XC Mini Rise, 6-degree upsweep, 8-degree backsweep, 10mm rise, 760mm, 31.8mm |
Canote do selim | Specialized Pro SL, alloy, 4-bolt |
Manoplas | Specialized Trail Grips |
Rodas | |
Cubo traseiro | DT Swiss 350 straight-pull, 6-bolt, DT Swiss Ratchet, 12x148mm thru axle, XD freehub body, 28h straight-pull |
Cubo dianteiro | DT Swiss 350, 6-bolt, 15mm Thru-axle, 110mm spacing, 28h straight -pull |
Raios | DT Swiss Competition Race Straight-pull |
Aros | Roval Control, Carbon offset design, 29mm internal width, 4mm hook width, Tubeless ready, 28h |
Pneu traseiro | Specialized Renegade, Control Casing, T5 Compound, 29×2.35 |
Pneu dianteiro | Specialized S-Works Fast Trak, S-Works Casing, T5/T7 Compound, 29×2.35 |
Câmaras de ar | Specialized Turbo Tube |
Freios | |
Freio dianteiro | SRAM Level Silver, 2-piston caliper, hydraulic disc, stealth, 180/160mm rotor |
Freio traseiro | SRAM Level Silver, 2-piston caliper, hydraulic disc, stealth, 160mm rotor |