Única seletiva na América do Sul para o mundial de Gran Fondo de 2024, a corrida será no dia 5 de novembro em Pomerode (SC)
As inscrições com preço promocional para a UCI Gran Fondo Brasil vão até o próximo domingo, dia 30 de abril e podem ser feitas diretamente no site oficial da prova.Única seletiva na América do Sul para o mundial de Gran Fondo de 2024, a corrida será no dia 5 de novembro em Pomerode (SC), a cidade mais alemã do Brasil e um dos celeiros do ciclismo catarinense.
Com o patrocínio oficial da Fizik Itália, o evento faz parte do calendário internacional da UCI Gran Fondo World Series, que tem 28 etapas em 19 países de cinco continentes.
O valor promocional da inscrição é de R$ 791,80 até o dia 30 de abril. A partir do dia 1 ° de maio o valor da inscrição passa a R$ 950,22 no segundo lote.
A prova tem organização da Riders/Corre Brasil com realização pela AACESC (Associação de Apoio a Cultura e Esporte de Santa Catarina) e são esperados 2 mil ciclistas de vários países. Grupos de ciclistas de países vizinhos já estão confirmados, em especial da Argentina e do Uruguai.
Altimetria favorável – Diferente de outras etapas do UCI Gran Fondo World Series, realizadas em percursos montanhosos e extremamente desafiadores, a UCI Gran Fondo Brasil tem altimetria favorável a uma prova prazerosa e divertida.
A prova será disputada em duas distâncias: Gran Fondo, com percurso de 140km e 1.400m de altimetria acumulada e Medio Fondo, com 80km e menos de 800 metros de ascensão.
O percurso é o mesmo da célebre “Copa Hans Fischer”, tradicional corrida que homenageia o famoso ciclista profissional natural de Pomerode que disputou duas olimpíadas e é considerado um fenômeno nos anos 80. A prova começa no Centro Cultural, com largada às 8 horas para a Gran Fondo e às 8h30 para a Medio Fondo.
O percurso da Gran Fondo passa por Rio dos Cedros, Timbó, Benedito Novo e segue até o alto da serra da Cachoeira Véu de Noiva, em Doutor Pedrinho. O retorno a Pomerode é pelo mesmo trajeto, com predominância de descidas.
Os competidores da Medio Fondo retornam da cidade de Benedito Novo pelo mesmo trajeto, com predominância de descidas até a chegada em Pomerode. O trânsito de veículos será fechado durante a prova.
O organizador Juliano Salvadori destaca a baixa altimetria e a beleza do trajeto escolhido e aprovado pela UCI.
“O percurso é tranquilo. Na distância Gran Fondo são apenas 1.400 metros de subida em 140km. É uma região muito bonita, com paisagens típicas do interior catarinense, com pequenas propriedades rurais e as típicas casas de madeira, montanhas e serras verdes. Em Pomerode, o percurso passa pela Rota Enxaimel, com rua de calçamento autêntico de pavés e casas no famoso estilo alemão”, explica o organizador Juliano Salvadori.
O ciclista de Blumenau, Marcelo Moser, é um dos confirmados na UCI Gran Fondo Brasil. O atleta de 46 anos, tricampeão da Copa Hans Fischer, prevê uma prova veloz para os mais preparados fisicamente.
“O trajeto é um pouco exigente na ida, mas a volta é bem mais tranquila e veloz. Na distância Medio Fondo é ainda mais tranquilo, com bem menos subidas e muita descida até a chegada”, conta Moser, conhecedor das estradas da região.
Seletiva para o Mundial na Dinamarca – Podem participar da UCI Gran Fondo Brasil ciclistas amadores e profissionais (elite desde que não estejam na disputa por pontos olímpicos e equipes ProTour) de 19 a 79 anos, que serão divididos em faixas de idade de cinco em cinco anos conforme o regulamento mundial “Age Group” da UCI.
Serão qualificados para a disputa do mundial de Gran Fondo 2024 os ciclistas de cada faixa etária que completem a prova em até 20% do tempo do primeiro colocado da sua categoria de idade e terão direito à disputa do título mundial da temporada 2024.
Os campeões mundiais de cada categoria do Gran Fondo e da Medio Fondo têm direito a usar a famosa camisa arco-íris. Os três primeiros colocados de cada categoria recebem a medalha de pódio oferecida pela própria UCI.
“O mundial de Gran Fondo é disputado dois dias antes do Mundial de Estrada da elite do Pro Tour. Em 2024, será em Aalborg, na Dinamarca”, explica Salvadori.