Novo curso aborda a tecnologia BYB, que através de sensores especiais coleta dados em tempo real do funcionamento dos amortecedores, facilitando o ajuste e configuração
Referência na capacitação e formação de mecânicos de bicicleta, a Escola Park Tool acaba de anunciar um novo curso direcionado ao uso da Telemetria para ajustes de amortecedores e garfos de suspensão.Voltado para profissionais de mecânica de bikes, técnicos de equipes de MTB, personal trainers e bike-fitters, o novo curso aborda a tecnologia de telemetria BYB, que utiliza uma série de sensores instalados nos amortecedores e em determinados pontos do quadro da bicicleta para capturar em tempo real, dados relevantes como o SAG dinâmico, curso mínimo e máximo do amortecedor durante a pedalada, velocidade do retorno e da compressão, entre outros.
Uma vez coletados, estes dados são enviados para um aplicativo específico, que sugere alterações nos ajustes dos amortecedores de forma melhorar o desempenho da bicicleta de acordo com variantes como terreno e estilo de pedalada.
Novo curso – Dada a complexidade da ferramenta e dos dados pro ela obtidos, surgiu a necessidade de um novo curso dirigido especificamente à telemetria. Com uma proposta inovadora, o curso contém uma carga horária de 36 horas, divididas em quatro dias de aula, com uma metodologia que envolve dinâmicas externas para aplicar os conhecimentos na prática.
“Diferentemente do que alguns imaginam, o serviço de telemetria vai muito além de atender apenas ao atleta profissional. Enquanto a proposta para o atleta é focada no desempenho, no caso do ciclista entusiasta o foco é em utilizar o equipamento de forma extrair o melhor que sua bicicleta pode oferecer. Como consequência disso, além de um melhor desempenho, ele terá maior conforto e, principalmente, mais segurança.”, afirma Henrique Zompero, diretor de ensino da Escola Park Tool
Raio X do treinamento – O novo treinamento de telemetria da Escola Park Tool é realizado exclusivamente em modo presencial e é desenvolvido em quatro dias, divididos da seguinte forma:
- Primeiro dia: No primeiro dia de curso serão explorados diversos aspectos teóricos relacionados ao funcionamento da suspensão e do amortecedor. Serão abordados tópicos como tipos de óleo, testes no Dyno Test, técnicas de sangria com e sem bomba de vácuo, além de aprender a analisar as informações geradas pelo equipamento de telemetria. Será um dia completo, imerso nos sistemas hidráulicos, proporcionando uma base sólida para o restante do treinamento.
- Segundo dia: No segundo dia o foco é a aprendizagem prática, realizando a desmontagem de componentes hidráulicos de suspensões. Esse exercício tem como objetivo visualizar na prática o que foi aprendido no primeiro dia e identificar possíveis mudanças a serem feitas nos sistemas hidráulicos e pneumáticos da suspensão.
- Terceiro dia: O terceiro dia será dedicado ao mundo dos amortecedores traseiros, a fim de entender e validar as informações que foram tratadas de forma teórica no primeiro dia de aula. Será realizada a desmontagem e análise de possíveis mudanças na parte hidráulica e pneumática do amortecedor. Após as montagens, os componentes serão testados no Dyno Test, a fim de prepará-los para o último dia.
- Quarto dia: No quarto e último dia, é hora de colocar tudo em prática! Os alunos terão a oportunidade de fixar o conhecimento como mecânicos e usuários da telemetria. Com uma proposta inovadora, haverá um deslocamento até o bike park mais próximo de São Paulo, onde os alunos irão instalar o equipamento de telemetria em bikes elétricas fornecidas pela Escola, testá-los na pista e fazer as devidas adequações com base nas recomendações do software.
As turmas são limitadas a quatro alunos, proporcionando uma dinâmica de aprendizado intensiva. Por ter uma quantidade limitada de alunos, a procura pelas vagas tende a ser concorrida. Aos interessados, basta preencher o formulário de pré-cadastro da Escola Park Tool para que os responsáveis entrem em contato.