Com novas atualizações, segunda geração da estrela máxima do catálogo de MTB da Trek vai de encontro às exigências dos atuais circuitos mundiais de XC
O fabricante estadunidense de bicicletas Trek anunciou hoje o lançamento mundial da segunda geração de sua mountain bike full suspension Supercaliber, com novas atualizações que incluem um maior curso de suspensão traseira e uma nova geometria mais de acordo com as exigências dos atuais circuitos mundiais de XC.Histórico de pódios – Estrela máxima do catálogo de bicicletas MTB da Trek, desde sua criação em 2020 a Supercaliber tem conquistado os principais campeonatos e Copas do Mundo de Mountain Bike, incluindo uma medalha de ouro nos Jogos Olímpicos. Boa parte de seu sucesso como bike é consequência de um design original que prioriza um curso curto de amortecimento, baixo peso e alta rigidez estrutural.
Em sua primeira grande atualização, a nova Trek Supercaliber Gen 2 conta com alterações significativas para otimizar sua performance de acordo com a tendência mundial de percursos de provas de MTB XC e XCO, como um maior curso de amortecimento e alteração da geometria da bike, proporcionando uma cinemática que otimize seu funcionamento em descidas técnicas sem prejuízo de seu desempenho nas subidas.
Novo amortecedor – Característica de maior destaque na nova Trek Supercaliber Gen 2 é a presença do novo amortecedor RockShox IsoStrut, que aumenta o curso do quadro dos originais 60 para 80mm.
Desenvolvido especialmente para a Supercaliber, o amortecedor RockShox SIDLuxe IsoStrut oferece maior curso sem acréscimo de peso à bicicleta, maior facilidade de desmontagem para manutenção e um comportamento mais linear ao longo de seu curso.
Na parte frontal, o garfo passa a oferecer opções de 100 e 110mm de curso, uma atualização que confirma a aposta da Trek por uma mountain bike Cross-Country puro-sangue.
Nova geometria e cinemática – A geometria na nova Trek Supercaliber foi alterada para adaptar-se aos atuais circuitos mais técnicos de XC. Para isto, o ângulo da caixa de direção fica mais ‘relaxado’, mudando de 69º para 67,5º, o que deixa a bike mais estável e previsível nas descidas.
O ângulo do tubo do selim passa a variar entre 70º a 71º de acordo com o tamanho do quadro. Já o reach amplia de 455 a 465 mm, enquanto que o stack se mantém nos atuais 594mm.
Comparação de geometrias entre a Supercaliber Gen 1 e a Supercaliber Gen 2
Tamanho M/L | Supercaliber Gen 1 | Supercaliber 2024 |
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Curso traseiro | 60 mm | 80 mm |
Curso dianteiro | 100 mm | 110 mm |
Reach | 440 mm | 450 mm |
Stack | 594 mm | 589 mm |
Ângulo de direção | 69.0º | 67.5º |
Ângulo do tubo do selim | 71.0º | 71º |
Ângulo de selim efetivo | 74.0º | 74.5º |
Tubo superior | 610 mm | 604 mm |
Tubo de direção | 90 mm | 90 mm |
Tirantes | 430 mm | 435 mm |
Distancia entre eixos | 1121 mm | 1153 mm |
Caixa de centro | 53 mm | 46 mm |
Dois tipos de quadro – A Supercaliber Gen 2 será oferecida com duas opções de quadro em carbono OCLV, o SLR e o SL. Ambos oferecem o mesmo nível de rigidez estrutural, sendo que o modelo SLR prioriza o baixo peso e é 250 gramas mais leve. Desenvolvido para competições de alto rendimento, este modelo foi projetado para funcionar com componentes eletrônicos de transmissão sem fio e com cockpit integrado. Devido a isto, não conta com sistema de cabeamento interno.
Supercaliber 2 SLR 9.9 XX AXS
- Peso: 9,45 kg
- Preço: 11.499 euros
Especificações técnicas
Quadro: | SLR OCLV Mountain Carbon, IsoStrut, UDH, 80mm travel |
Garfo: | RockShox SID SL Ultimate, DebonAir spring, Charger Race Day damper, dual remote lockout, tapered steerer, 44mm offset, Boost110, 15mm Maxle Stealth, 110mm travel |
Amortecedor traseiro: | Trek IsoStrut, RockShox SIDLuxe, 2-position remote damper |
Caixa de direção: | FSA IS-2, 1-1/8” top, 1.5” bottom |
Transmissão | |
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Movimento central: | SRAM DUB, 92mm, PressFit |
Trocador de marcha: | SRAM AXS POD Ultimate |
Câmbio traseiro: | SRAM XX SL Eagle AXS, T-Type |
Cassete: | SRAM Eagle XS-1299, T-Type, 10-52, 12 speed |
Corrente: | SRAM XX Eagle, T-Type, 12 speed |
Pedivela: | SRAM XX SL Eagle, T-Type, DUB, 34T ring, 55mm chainline, 170mm/175mm |
Cassete: | SRAM Eagle XS-1299, T-Type, 10-52, 12 speed |
Cockpit | |
Guidão e mesa: | Bontrager RSL Integrated handlebar/stem, OCLV Carbon, 0mm handlebar rise |
Selim: | Aeolus RSL, carbon rails, 145mm width |
Canote do selim: | Fox Transfer SL, 100mm travel, internal routing, 31.6mm |
Rodas | |
Roda dianteira: | Bontrager Kovee RSL, OCLV Mountain Carbon, Tubeless Ready, CenterLock, Boost110, 15mm thru axle |
Roda traseira: | Bontrager Kovee RSL, OCLV Mountain Carbon, Tubeless Ready, Centerlock, Boost148, 12mm thru axle |
Pneus: | Bontrager Sainte-Anne RSL XR, Tubeless Ready, dual compound, aramid bead, 220 tpi, 29×2.20″ |
Freios | |
Freios: | SRAM Level Ultimate 4-piston hydraulic disc |
Rotores: | SRAM CenterLine X, centerlock, round edge, 160mm |