13ª edição do maior festival da bicicleta da América Latina recebeu 50.250 visitantes no Memorial da América Latina, em São Paulo, e gerou R$ 59 milhões em negócios
A edição 2023 do Shimano Fest bateu todos os recordes. Recebeu 50.250 visitantes ao longo de quatro dias, de 17 a 20, no Memorial da América Latina, em São Paulo, um crescimento de 5% em relação a 2022, quando reuniu 48 mil pessoas. O volume de negócios superou as expectativas. Com 130 expositores e 230 marcas de bicicletas nacionais e internacionais, o maior festival latino-americano da bicicleta, movimentou R$ 59 milhões, aumento de 30% se comparado aos R$ 45 milhões do evento anterior.O Shimano Fest ampliou sua estrutura em 2023, contando com uma área de mais de 4.000 m² no Memorial da América Latina, crescimento de 19% em relação ao ano passado. Tudo pensado para receber o número recorde de visitantes e também de lojistas e profissionais do setor. Somente o número de profissionais credenciados foi de 7.950, 10% a mais do que em 2022. São números corroborados pela satisfação dos expositores.
Crescimento de 100% – A Caloi revelou dados que ajudam a dimensionar a relevância do Shimano Fest para o mercado. “Foi, sem dúvida, o nosso melhor Shimano Fest na história. Aumentamos em mais de 100% nossos negócios em relação a edição do ano passado. A pandemia fez o mercado de bicicleta crescer muito, mas depois foram meses difíceis, porém, nos últimos dois meses o mercado está mostrando um sinal positivo e as negociações com clientes no Shimano Fest nos deixaram ainda mais otimistas para o final do ano e o futuro da Caloi. Mostra que acertamos na nossa linha de produtos para 2024. Fizemos grandes ações aqui, como a vinda do atleta Henrique Avancini que, com a Caloi, foi campeão mundial e trouxe uma aproximação ainda maior com o público”, comentou Eduardo Rocha, CMO da Caloi.
“Nossa participação no Shimano Fest foi acima das expectativas. Muitas pessoas passaram pelo estande, conheceram as novidades, como da BYB Telemetria e a nossa nova van de serviços. Até os estrangeiros das marcas que vieram aqui, e que frequentam eventos no mundo todo, ficam surpresos com a estrutura e a magnitude. O Shimano Fest 2023 foi um sucesso total. Para nós, que trabalhamos com as marcas, é muito importante estar presente em um evento onde está todo mundo que trabalha na área, o contato tanto com representantes, que disseminam os produtos pelo Brasil, quanto os lojistas que acreditam nas marcas”, disse Marcio Gobe, gerente de marketing da Corsa Bike Parts, distribuidora oficial das marcas Fox, Magura, Marzocchi, Race Face, Easton, BYB e Laba7.
Mais avaliações positivas de expositores na Expo do Shimano Fest: “Como expositores, para nós foi muito bom. Marcamos presença com um estande superlegal e bem interativo para o público. Na parte de negócios, tudo correu muito bem, já que todos os nossos lançamentos foram super bem aceitos. A procura por todos as nossas novidades foi bem alta, e inclusive os novos modelos Black Edition já estão se esgotando no domingo”, afirmou Nildo Guedes, relações públicas da S2 Indústria da Bicicleta, que completou. “A feira surpreendeu pelo alto número de visitantes, e nosso estande ficou lotado o tempo todo, com o público interagindo, perguntando e conhecendo os novos modelos.”
Evento plural – A 13ª edição do maior festival da bicicleta da América Latina manteve a tradição de ser um evento plural, no qual tanto profissionais do setor como amantes da bike de todas as idades puderam conhecer de perto novidades e lançamentos das principais marcas nacionais e importadas, participar de ativações, testar bikes, acompanhar palestras, shows e competições. “Confirmamos a expectativa de receber 50 mil pessoas nos quatro dias de Shimano Fest e isso, claro, nos permite desfrutar a sensação de dever cumprido. Porém, mais que isso, foi muito bom receber feedbacks tão positivos tanto dos nossos parceiros como dos visitantes. Já começamos o planejamento do Shimano Fest 2024”, completou Susana Martin, gerente de marketing da Shimano Latin America.
Desafio Mecânico – A tradicional disputa foi uma das atrações da tarde do sábado (19) e do domingo (20) reuniu 17 mecânicos. O campeão foi Carlos Eduardo, da CTBike de Araçatuba (SP), seguido por Stefano Bezerra, da FL Bikes Itabirito(MG), vencedor no ano passado, e por Vinícius, da Visual Bike São Paulo(SP).
Atrações para o público – Durante quatro dias, o Shimano Fest ofereceu diversas atividades relacionadas ao universo do pedal, todas grátis. O Test-Ride permitiu a 4 mil visitantes experimentar diferentes tipos de bikes, enquanto a Arena Kids, foi local destinado a oferecer experiências divertidas sobre duas rodas para a criançada. O 4º Passeio Ciclístico Shimano Fest, realizado domingo (20) reuniu 5.068 pessoas em um percurso de 10km pelas ruas e avenidas de São Paulo até o Memorial da América Latina, onde os participantes puderam estacionar as bikes com segurança no bicicletário gratuito e aproveitar as atrações do festival. Entre eles, Fabio Takayanagi, presidente da Shimano para a América Latina.
Além das atividades, as pessoas puderam acompanhar palestras e painéis de discussão no Auditório Diversidade, que contou com uma programação diversificada. Para os amantes da adrenalina de uma competição, o MTB Short Track – Desafio dos Gigantes & Desafio dos Famosos não decepcionou. Pela primeira vez, contou com transmissões ao vivo. A estrutura do Shimano Fest ainda contou com apresentações radicais do BMX Freestyle, food trucks, shows e ativações das marcas e parceiros na Tenda Expo e Área Steps.