Shimano GRX mecânico recebe a atualização para 12 velocidades proporcionando desempenho de alto nível sem aumento significativo de custos
No mesmo dia em que anuncia a atualização de seu mais popular grupo transmissor de estrada, o 105, a Shimano apresenta mais um upgrade em sua linha de componentes. Principal grupo transmissor para bicicletas gravel, o Shimano GRX passa a contar também com 12 velocidades.Com foco na essência do pedal Gravel, o Shimano GRX mecânico, recebe a atualização para 12 velocidades proporcionando desempenho de alto nível sem exagerar em valores. Como o Gravel tem a ver com expressão pessoal e liberdade para escolher como e onde pedalar, Shimano GRX inclui 3 configurações exclusivas de transmissão mecânica de 12 velocidades para cobrir todo o espectro de ciclistas e pedaladas.
Maior range – Ciclistas que adoram perseguir seus recordes pessoais ou daquela batalha ao final de uma corrida, vão apreciar a maior amplitude de configurações de marcha do câmbio traseiro RD-RX822-GS de 1 x 12 velocidades, em conjunto com um cassete de 10-45 dentes, emparelhados com uma coroa de 40 ou 42 dentes. Tal como seu antecessor de 11 velocidades, o RX822 proporciona mudanças suaves e confiáveis, apresentando uma gama de velocidades mais ampla e engrenagem extra, tornando mais fácil encontrar a cadência ideal para manter sua posição no grupo.
Essa configuração inclui o estabilizador de corrente Shimano Shadow RD+, possibilitando trocas de marcha silenciosas e gerenciamento da corrente mais seguro em terrenos difíceis.
Já para pedais de longa duração, aventuras com subidas duras, é possível configurar o grupo com cassete de 10-51 dentes, em conjunto com uma coroa de 40 ou 42 dentes. Essa configuração entrega marchas ideais para escalada em subidas mais íngremes e áreas mais montanhosas. A configuração de 1 x 12 velocidades inclui um câmbio traseiro RD-RX822-GSG de cage longo com estabilizador de corrente Shadow RD+.
A novidade nessa geração do grupo GRX é a capacidade de alterar ou substituir o cage do câmbio entre as opções 1×12. Isso significa que se você precisar substituir seu cage ou sua engrenagem precisar ser trocada, você não precisará comprar um câmbio totalmente novo.
Além disso, a Shimano traz sua comprovada tecnologia Micro Spline de cubos para mountain bike, para o gravel com especificações GRX mecânicas de 1×12. Esse design de freehub de alumínio leve, integra-se perfeitamente com engrenagens superiores a 10 dentes e apresenta estrias menores e mais espaçadas que limitam os danos às engrenagens ao longo do tempo.
Duas coroas – Para ciclistas que buscam o melhor dos dois mundos, o novo GRX permite a configuração de pedivelas com coroa dupla de 48-31 dentes, combinadas com cassetes 11-34 ou 11-36 dentes. Esta configuração entrega alcances mais amplos para girar em cadência confortável quando cruzando planícies, batendo em estradas de terra onduladas, ou atacando uma subida pesada nos arredores.
Pedivela FC-RX820-2
- 2×12-velocidades
- Comprimento do braço do pedivela: 170 mm, 172.5 mm, 175 mm
- Combinação de coroas: 48-31D
- Hollowtech II construção
- Peso: 721 gramas (172.5 com coroas 48/31D)
Câmbio Traseiro RD-RX820
- 12-velocidades
- Shadow RD+ Estabilizador de correntes
- Alcance Max. cassete: 36D
- Peso: 270 gramas
Câmbio dianteiro FD-RX820
- 2×12-velocidades
- Construção de link alternado oferece mais opções de roteamento de cabos
- Maior espaçamento de pneus (Linha da corrente +2.5mm vs. FD de estrada convencional)
- Ajuste preciso e fácil com ajuste de tensão do cabo
- Peso: 95 gramas
Cassetes CS-R8101-12 e CS-HG710-12
- Alcance CS-R8101-12: 11-34D
- Peso: 345 gramas
- Tipo do Freehub: HG e HG+
- Alcance CS-HG710-12: 11-36D
- Peso: 391 gramas
- Tipo Freehub: HG e HG+
Ergonomia e freios atualizados – A distinção ergonômica do GRX continua com suas alavancas de mudança/freio redesenhadas. Agregando mudança de 12 velocidades sem qualquer volume adicional da alavanca, as alavancas da série RX820 foram concebidas para proporcionar conforto durante o dia todo quando utilizando guidão drop com a curvatura aberta (flaire) – um elemento básico do ciclismo de gravel. Ao reduzir os pontos de pressão ao aumentar a área de superfície, suas mãos ficarão menos cansadas e você terá melhor controle ao testar seus limites.
As novas alavancas de mudança/freio GRX oferecem mudanças de marcha mecânicas leves e precisas de 12 velocidades Enquanto o manete esquerdo do grupo 2×12 GRX sempre pronto, oferece incomparável suavidade das mudanças dianteiras da Shimano, os novos grupos 1×12 transferem funções para o manete esquerdo introduzido pela primeira vez com o GRX original: um modelo apenas com manete de freio e uma opção específica de canote retrátil, que integra perfeitamente frenagem e atuação do canote retrátil.
GRX RX610 – Para o consumidor mais preocupado com o orçamento e para permitir uma faixa de preço mais ampla em bicicletas completes de gravel, a Shimano também atualizou seus pedivelas e alavancas de câmbio da série 600 para configurações 1×12 e 2 x12 que utilizam a tecnologia em cascata da linha de componentes GRX, original da série 800.
As principais características incluem capa do STI texturizadas e revestimento antiderrapante da alavanca de freio que reforça o controle em terrenos acidentados. Os novos pedivelas oferecem opções de engrenagens que atendem especificamente às demandas de pedaladas em gravel. O pedivela RX610 2×12 possui coroas 46/30 e está disponível em comprimentos de braço de pedivela 165mm, 170mm, 172,5mm e 175mm. O pedivela RX160 1×12 tem as mesmas 4 opções de comprimento de pedivela e está disponível em aço altamente durável 38D (uma nova opção de coroa) e coroas 40D para combinar com um cassete 10-45D ou 10-51D.
Pedivela FC-RX610
- 1×12-velocidades
- Comprimento do braço do pedivela: 165 mm, 170 mm, 172.5 mm, 175 mm
- Opções de coroas: 38 e 40 dentes
- Peso: 812 gramas (com um braço de pedivela de 170 mm e coroa 40D)
Pedivela FC-RX610
- 2×12-velocidades
- Comprimento do braço do pedivela: 165 mm, 170 mm, 172.5 mm, 175 mm
- Combinação de coroas: 46-30D
- Peso: 811 gramas (com braço de pedivela 170 mm)
Trocador / manete de freio ST-RX610-R/L
- Alavanca e capa do STI com ergonomia específica de gravel
- Revestimento antiderrapante na superfície da alavanca
- Trocas mecânicas rápidas e responsivas
- Peso: 611 gramas (2×12 par)
- Peso: 542 gramas (1×12 par)
Novas Rodas de carbono – Juntamente com os componentes mecânicos GRX, a Shimano também está introduzindo uma roda para Gravel em carbono atualizada, construída especificamente para lidar com os rigores da pilotagem em estradas de terra. A nova RX880 é 64 gramas mais leve o par, do que seu antecessor e apresenta a mesma altura de aro de 32mm para aceleração e subida mais rápidas. As rodas RX880 estão preparadas para tubeless e empregam uma largura de aro interno progressiva de 25mm, adequada para pneus de 32mm a 50mm de largura.
Rodas de carbono tubeless WH-RX880-TL
- Freehub com Direct Engagement
- Altura do aro: 32mm
- Largura interna: 25mm
- Aro totalmente em carbono
- Tamanho de pneu recomendado: 32-50mm
- Corpo do freehub substituível– alternar entre Micro Spline e HG L2 (Não compatível com cassetes HG de 11-velocidades)
- Peso: 1394 gramas (Micro Spline)
- Peso: 1397 gramas (HG L2)
Compatibilidade user-friendly aprimorada ainda mais por meio de um design de cubo direct engagement renovado, emprestado das rodas Dura-Ace, que converte facilmente entre corpos de cubo de roda livre de 12 velocidades Micro Spline e HGL2. Possui engate rápido e eficiente para aceleração rápida, independentemente da superfície de rodagem. Cubos e aros RX880 utilizam 24 raios J-bend dianteiros e traseiros que maximizam a força e confiabilidade , não importa o quão aventureiro seja seu próximo passeio.