Sensor wireless monitora em tempo real a pressão do ar nos pneus da bicicleta de forma otimizar a performance da pilotagem
Responsável por regular produtos e serviços de telecomunicações no território brasileiro, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) homologou o uso da nova versão do monitor de pressão de pneus Sram TyreWiz, que a partir do início de 2024 passará a ser comercializado oficialmente no Brasil.Desenvolvido originalmente pela Quarq — marca de equipamentos eletrônicos de propriedade da Sram — O TyreWiz foi um dos primeiros dispositivos do mercado a monitorar remotamente e em tempo real a pressão dos pneus da bike, transmitindo a informação para o ciclocomputador da bicicleta.
Além da transmissão remota de dados, é possível conferir visualmente o estado da pressão dos pneus através de sinais visuais proporcionados por um pequeno LED na estrutura do equipamento. Enquanto que a luz verde indica uma pressão do ar na faixa estipulada pelo usuário, uma luz vermelha piscando indica uma pressão baixa (piscando lentamente) ou alta (piscando rapidamente).
Em sua versão 2.0, o sensor da Sram ficou ainda mais leve (10 gramas cada) e mais aerodinâmico, graças ao seu perfil mais rente ao aro da roda. Alimentado por uma bateria CR2032, o dispositivo possui uma autonomia de até 300 horas de uso.
O TyreWiz é compatível com a maioria das rodas de bicicletas de estrada e MTB do mercado e conta com diversas opções de extensão de válvulas.
Otimização de performance – Compatível com redes Bluetooth e ANT+, o monitor TyreWiz foi um dos primeiros dispositivos a fazer uso do chamado ‘ecossistema’ AXS, onde o aplicativo de mesmo nome coleta informações de diversos componentes da bicicleta como transmissão, canote de selim retrátil, amortecedor e garfo de direção, entre outros, para auxiliar na configuração e otimização da pedalada, levando ainda em consideração dados como tipo de terreno, estilo de pilotagem e peso do ciclista, de forma sugerir estratégias em busca do pódio nas provas de estrada e Mountain Bike.
Preço e disponibilidade – De acordo com a Proparts — distribuidora oficial da Sram no Brasil —, o monitor de pressão TyreWiz 2.0 deverá ser comercializado no Brasil a partir de janeiro, ao preço aproximado de 900 reais cada.